Tik Tok no E-commerce: Como aproveitar todo o potencial dessa rede

Não há dúvidas de que utilizar o Tik Tok  no e-commerce é uma excelente estratégia para aumentar tanto a visibilidade da sua loja virtual quanto audiência e vendas.

 

Recentemente o Tik Tok anunciou que atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. O crescimento vem ocorrendo desde julho de 2020, período em houve um crescimento de 45%. Em entrevista à Reuters, a empresa afirmou que os Estados Unidos, a Europa, o Brasil e o Sudeste Asiático são os maiores mercados da plataforma.

 

Ainda conforme as informações divulgadas, no final de 2018 o Tik Tok tinha 271 milhões de usuários, chegou a 508 milhões em dezembro de 2019 e atingiu 689 milhões em julho de 2020. O TikTok caiu para o 2º lugar no ranking de aplicativos mais baixados na loja da Google, no 1º semestre de 2021, ficando atrás do Facebook.

 

Entretanto, ainda está à frente do Instagram, que ocupa o 4º lugar. Vale salientar que o aplicativo de fotos é concorrente direto e propriedade do Facebook, que lançou em junho do ano passado o recurso Reels, com proposta semelhante a do aplicativo chinês, para vídeos curtos de no máximo 60 segundos.

Mas, afinal, o que é o Tik Tok

Quando falamos em Tik Tok estamos nos referindo ao popular aplicativo de vídeos curtos disponível para Android e iPhone (iOS). O app que virou febre conquistando principalmente os jovens, foi o mais baixado no mundo em 2020 e atualmente possui 1 bilhão de usuários ativos mensais.

 

Nesta popular rede social há infinitas possibilidades. Você pode criar conteúdos, curtir, comentar, compartilhar, seguir e interagir com outros usuários, enviando mensagens privadas ou editando clipes, e muito mais. O critério para essa distribuição é baseado em interesses: tendências do momento (trends), hashtags e contas relacionadas.

 

De acordo com o gerente de comunidade do TikTok, Rodrigo Barbosa, os brasileiros gostam do app especialmente pelos vídeos curtos de humor. Além disso, o TikTok no Brasil também possui uma variedade de outros ótimos conteúdos sobre esportes, música, beleza, culinária e uma variedade de tópicos que atraem brasileiros de todas as idades, como dicas de faça você mesmo, decoração, arquitetura e construção muito mais. Sempre há algo novo e surpreendente que encanta os usuários.

Tik Tok no E-commerce: Como usar a favor do seu negócio

Para saber como usar o Tik Tok a favor do seu e-commerce, primeiramente é preciso compreender o que os clientes e potenciais consumidores esperam das marcas e lojas. E há algum tempo a MindMiners realizou uma pesquisa para entender o comportamento do consumidor nas redes sociais. Por meio dela se pode constatar que:

 

  • 54% dos consumidores seguem os perfis das suas marcas favoritas nas redes sociais;
  • 21% buscam essas páginas antes de comprar;
  • 80% dos consumidores costumam ler as postagens de outros seguidores antes de efetuar uma compra pela primeira vez;
  • 71% confiam plenamente nas avaliações de outros clientes.

 

Outro estudo relevante sobre o tema foi feito no ano de 2019 pela Content Trends. Ele revelou que o vídeo é o formato mais consumido, superando as postagens com imagens nas redes sociais. Outro dado a ser considerado mostra que o marketing em vídeos já representa 52,8% dos esforços em Marketing de Conteúdo nas empresas.

 

Além disso, o Tik Tok se tornou o aplicativo preferido dos consumidores para visualização de anúncios, favorecendo que o conteúdo seja distribuído para milhares de pessoas e tenha um maior alcance.

 

Portanto, agora que ficou claro o quanto essa plataforma é poderosa para as empresas que desejam se destacar e crescer no universo digital, confira algumas dicas para explorar todo o potencial do Tik Tok no e-commerce.

Divulgue o TikTok em seu site e demais redes sociais

Insira o link do Tik Tok da sua empresa na sua loja virtual. Divulgue também em outros canais como Youtube e Linkedin. Mas, cuidado ao repostar vídeos do Tik Tok no Instagram, pois diz a lenda que o Instagram não divulga muitos vídeos que contenham a logo do seu concorrente. Melhor não correr risco!

Tenha uma constância

Quem investe em Tik Tok para divulgar o e-commerce não pode deixar a conta abandonada, por isso, ser constante quanto a produção e divulgação de conteúdos se faz necessário para alavancar a marca e consequentemente as vendas. Construir conteúdos de três a quatro vezes por semana é um ótimo começo.

Faça tutoriais para divulgar seus produtos e serviços

Aqui vale tudo! O importante é usar e abusar da criatividade para mostrar ao seu público como o seu produto ou serviço pode solucionar os problemas deles. Se a sua loja virtual vende roupas, que tal fazer tutoriais com as melhores combinações, dicas de looks para cada ocasião, e muito mais?

Use o TikTok para mostrar os bastidores e novidades da sua loja

Uma boa estratégia de conteúdo no Tik Tok para divulgar o seu ecommerce  é mostrar para o público a sua empresa muito além dos produtos, permitindo com que eles conheçam mais sobre a sua história e gerando assim uma conexão. Usando ainda o exemplo da loja de roupas, é válido criar conteúdos compartilhando conquistas, perrengues, chegada de novas peças, organização, entre outros. 

Se permita e explore as possibilidades

O Tik Tok no e-commerce é leve, divertido e possibilita que você teste inúmeras formas de divulgar a sua marca. A única regra é usar o bom senso e evitar termos, expressões ou quaisquer outras atitudes que possam ofender seus seguidores.

Assista e participe das “Trends”

As “Trends” no Tik Tok no e-commerce nada mais são do que os vídeos chamados de tendência, ou seja, aqueles que estão bombando no momento. Assim, para não perder o “timing” e deixar as oportunidades passarem é importante que você fique sempre atento a esses conteúdos para fazer também.

 

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