O que é um e-commerce B2B?

paulo canarim b2b blog

Um e-commerce B2B corresponde

à utilização de plataformas e-commerce para transações comerciais entre empresas, por isso business-to-business (b2b) – em outras palavras, permite que o pedido de compra tenha seu processamento online dos produtos entre varejistas, distribuidores, fabricantes e atacadistas.

Esse formato de compra corporativa vem tomando forma nos últimos anos com objetivo de agilizar o processo e o fornecimento de produtos, além de possibilitar a fidelização dos clientes.

E vem novidades por aí… já estamos experimentando um novo rompimento de barreiras, já existem empresas que atuam numa espécie de evolução do B2B, o B2B2C. A evolução das plataformas neste sentido já viabilizam em um mesmo portal a comercialização entre empresas e para o consumidor final.

Nos últimos anos, os negócios entre empresas (B2B) estão sendo, cada vez mais, apoiados por estratégias digitais. É claro que muito deste movimento foi puxado pela pandemia que  acelerou essa dinâmica, destacando a importância e a produtividade feita pelas operações  empresariais em portais já que durante a pandemia, a visita presencial foi reduzida e em muitos casos interrompida. 

A tendência é que o E-commerce B2B continue crescendo:

E temos várias razões para isso, vou citar as que acho mais importantes:

  • Mudança no formato de consumo 
  • Uma geração de profissionais já ambientados para compra online
  • Tecnologia de acesso estabelecidas em várias regiões do Brasil
  • Plataformas com mais recursos e personalizáveis as empresas-clientes
  • Redução dos custos de aquisição para as plataformas
  • Integração 

 

O resultado destas condições é que hoje as empresas já sentem que se não considerarem a tecnologia para sua cadeia de fornecimento podem perder mercado.

A agilidade e segurança do processo de compra melhoram a gestão de estoque, reduzindo o lead time, controlando os custos e investimento no estoque abrindo mais espaço para administrar o caixa da empresa.

Avanços Tecnológicos

Impulsionado pelos avanços tecnológicos e pela mudança no comportamento das compras corporativas. Aqui estão algumas tendências para o aprimoramento do B2B :

  • Plataformas personalizadas 
  • Acessível em vários dispositivos, incluindo celular e tablet
  • Ter layout agradável e ser fácil de navegar
  • Que ofereça catálogos de produtos atualizados com detalhes do produto, disponibilidade de estoque, prazos de entrega e preços
  • Permita transações rápidas de autoatendimento e oferece variedade de opções de pagamento
  • Monitoramento – Clientes com acesso e acompanhamento de seus pedidos 
  • Forneça opções de embalagem e entrega flexível
  • Ofereça suporte durante e após as transações – por exemplo, por chat e telefone

 

No geral, a expectativa é que o cenário do e-commerce continue a evoluir e crescer nos próximos três anos, oferecendo oportunidades para os clientes e fornecedores aumentarem as vendas. As empresas de e-commerce que se mantêm à frente e adotam novas tecnologias e tendências estarão mais bem posicionadas em seu mercado e com mais chances de sucesso e crescimentos.

 

Sou Paulo Canarim consultor e mentor para e-commerce. Espero que este artigo tenha lhe ajudado.

Sorte e sucesso!

Até a próxima

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