Um e-commerce B2B corresponde
à utilização de plataformas e-commerce para transações comerciais entre empresas, por isso business-to-business (b2b) – em outras palavras, permite que o pedido de compra tenha seu processamento online dos produtos entre varejistas, distribuidores, fabricantes e atacadistas.
Esse formato de compra corporativa vem tomando forma nos últimos anos com objetivo de agilizar o processo e o fornecimento de produtos, além de possibilitar a fidelização dos clientes.
E vem novidades por aí… já estamos experimentando um novo rompimento de barreiras, já existem empresas que atuam numa espécie de evolução do B2B, o B2B2C. A evolução das plataformas neste sentido já viabilizam em um mesmo portal a comercialização entre empresas e para o consumidor final.
Nos últimos anos, os negócios entre empresas (B2B) estão sendo, cada vez mais, apoiados por estratégias digitais. É claro que muito deste movimento foi puxado pela pandemia que acelerou essa dinâmica, destacando a importância e a produtividade feita pelas operações empresariais em portais já que durante a pandemia, a visita presencial foi reduzida e em muitos casos interrompida.
A tendência é que o E-commerce B2B continue crescendo:
E temos várias razões para isso, vou citar as que acho mais importantes:
- Mudança no formato de consumo
- Uma geração de profissionais já ambientados para compra online
- Tecnologia de acesso estabelecidas em várias regiões do Brasil
- Plataformas com mais recursos e personalizáveis as empresas-clientes
- Redução dos custos de aquisição para as plataformas
- Integração
O resultado destas condições é que hoje as empresas já sentem que se não considerarem a tecnologia para sua cadeia de fornecimento podem perder mercado.
A agilidade e segurança do processo de compra melhoram a gestão de estoque, reduzindo o lead time, controlando os custos e investimento no estoque abrindo mais espaço para administrar o caixa da empresa.
Avanços Tecnológicos
Impulsionado pelos avanços tecnológicos e pela mudança no comportamento das compras corporativas. Aqui estão algumas tendências para o aprimoramento do B2B :
- Plataformas personalizadas
- Acessível em vários dispositivos, incluindo celular e tablet
- Ter layout agradável e ser fácil de navegar
- Que ofereça catálogos de produtos atualizados com detalhes do produto, disponibilidade de estoque, prazos de entrega e preços
- Permita transações rápidas de autoatendimento e oferece variedade de opções de pagamento
- Monitoramento – Clientes com acesso e acompanhamento de seus pedidos
- Forneça opções de embalagem e entrega flexível
- Ofereça suporte durante e após as transações – por exemplo, por chat e telefone
No geral, a expectativa é que o cenário do e-commerce continue a evoluir e crescer nos próximos três anos, oferecendo oportunidades para os clientes e fornecedores aumentarem as vendas. As empresas de e-commerce que se mantêm à frente e adotam novas tecnologias e tendências estarão mais bem posicionadas em seu mercado e com mais chances de sucesso e crescimentos.
Sou Paulo Canarim consultor e mentor para e-commerce. Espero que este artigo tenha lhe ajudado.
Sorte e sucesso!
Até a próxima