É importante fundamentar a pesquisa de palavras-chave, investir em conteúdos úteis e otimizados para SEO e mensurar o desempenho do trabalho
Quando alguém faz uma busca por um produto ou serviço no Google, há uma grande probabilidade de um dos dez primeiros sites da lista de resultados receber o tão sonhado clique. Em marketing, a presença no topo dos mecanismos de busca para termos que direcionam a fechar negócios vale ouro.
A chamada Search Engine Optimization (SEO) – otimização para mecanismos de busca – é um conjunto de ações profissionais capaz de ajudar o site de uma empresa a obter posições privilegiadas no Google. Entre as estratégias para conseguir esse feito está conquistar links para a página que precisa subir nos resultados de busca.
Investir em link building é uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade e a autoridade de um site nos mecanismos de busca, como o Google. No entanto, táticas de curto prazo, como a compra de links ou a troca de linkagem, embora prometam resultados rápidos, podem prejudicar a reputação da página.
Estratégias de link building de longo prazo, por outro lado, apresentam resultados consistentes e duradouros. Essas ações incluem criar conteúdo de alta qualidade e relevante, que seja compartilhável e, portanto, propenso a receber links naturais de outros sites.
De acordo com Viviane Camargos, head de conteúdo da Experta, uma maneira adequada de criar conteúdo de qualidade é investindo em uma estratégia sólida de produção. Isso pode incluir a criação de artigos de blog informativos e envolventes, infográficos com dados relevantes, vídeos úteis e outros tipos de material que possam ser compartilhados em plataformas.
“Links são muito importantes para o sucesso de uma estratégia de SEO, mas basta conquistá-los. Links de qualidade só são obtidos por meio de conteúdos de qualidade”, ressalta.
Viviane considera ainda que, apesar de estratégias de link building de longo prazo geralmente levarem mais tempo para produzirem resultados tangíveis, são mais propensas a gerar links de qualidade e que aumentam a autoridade de um site e, assim, melhoram a classificação nos mecanismos de pesquisa.
Conceitos importantes e que andam juntos
O link building refere-se ao conjunto de métodos que buscam construir uma rede de linkagem – os backlinks – para direcionar o tráfego e fortalecer a autoridade de uma marca nos mecanismos de busca. Os links, que podem aparecer tanto dentro do site quanto fora, são cruciais para mostrar ao Google a popularidade e a autoridade de um domínio no mercado.
Os buscadores examinam os caminhos de comunicação que levam a um site para avaliar confiabilidade, presença de boas referências e número de citações. Dessa forma, quanto mais links em sites confiáveis e com conteúdos fundamentados apontam para uma marca, mais relevante ela se torna em sua área de atuação.
Quando se trata de SEO off page – que trabalha a otimização a partir de ações fora do site, conquistando links para o domínio –, o trabalho eficiente de link building é essencial para garantir o sucesso de uma boa estratégia.
É importante ressaltar que SEO é um conjunto de estratégias aplicadas aos sites e blogs com o objetivo de tornar suas páginas mais legíveis para os robôs do Google e demonstrar que o conteúdo é relevante para quem pesquisa no buscador.
O objetivo do trabalho é obter um bom posicionamento do site quando uma palavra-chave relacionada a ele é pesquisada no Google. Essa prática é fundamental para qualquer empresa que deseja ser encontrada de forma orgânica por seus clientes, aumentando as chances de conversão.
Segundo pesquisa realizada pela Backlinko, de todos os cliques na SERP (página de resultados do Google), 32% são dados aos primeiros resultados listados. O número mostra que a recompensa para um trabalho de link building bem feito é aparecer em posições privilegiadas.
Como colocar em prática para obter resultados
De acordo com explicação de Viviane Camargos, para conquistar backlinks, existem cinco etapas importantes a serem seguidas. A primeira delas é a pesquisa de palavras-chave, que deve ser feita com base no volume de busca, na competitividade e na concorrência para direcionar os resultados.
A pesquisa de palavras-chave levará ao passo seguinte, que compreende a elaboração de uma estratégia de link building. “O objetivo é elencar quais palavras-chave e URLs serão priorizadas durante a campanha. Não dá para sair ‘atirando para qualquer lado’. Ter objetivos específicos e mensuráveis é muito importante”, explica.
Em seguida, a produção de conteúdo otimizado para SEO, com foco em palavras-chave e headings estratégicas, é um diferencial no mercado para atrair links externos para determinado site.
A distribuição estratégica é outra etapa importante. Nela, serão obtidos links por meio de métodos válidos, baseados em mérito, relacionamento, divulgação consistente e altamente direcionada. Essa distribuição pode ser feita por meio de parcerias com sites relevantes.
Por fim, a mensuração do desempenho do trabalho é fundamental para visualizar a evolução dos resultados e ajustar as estratégias conforme o que funciona melhor para o seu negócio. Não basta apenas distribuir conteúdo, é necessário medir seu impacto e adaptar as ações para alcançar melhores resultados.