KPIs para E-commerce: Métricas vitais para acompanhar diariamente

Para saber se o seu e-commerce está no caminho certo é crucial acompanhar algumas métricas para tomar as melhores decisões. Estas métricas chamamos de KPI’s – Key Performance Indicators que, quando traduzida para o português, quer dizer Indicadores-chave de performance. 

 

Pensando nisso, listamos os principais KPIs de E-commerce para você mensurar os seus resultados diariamente. Acompanhe!

Como definir os KPIs para o e-commerce?

De certa forma, todo e-commerce tem por objetivo vender. Mas, dependendo do estágio do negócio, algumas KPI ‘s serão mais relevantes que outras. 

 

Por isso, para estipular os KPIs de e-commerce, primeiramente você precisa analisar e definir qual o seu objetivo principal, juntamente com o setor de atuação e quais são os escopos a curto, médio e longo prazo. Essa etapa é fundamental para que você saiba exatamente o que deve monitorar.

 

Quais são os principais KPIs de e-commerce?

Listamos as principais KPI’s que você deve acompanhar na sua loja virtual: 

1 | Ticket médio

O Ticket médio é um dos KPIs de e-commerce que revela o valor médio que um cliente investe  em produtos ou serviços em uma única compra na sua empresa. Sempre que se fala em Ticket médio no e-commerce, estamos nos referindo ao valor em pedidos captados divididos pelo número total de pedidos realizados dentro de um determinado período.

 

É importante acompanhar o ticket médio a cada mês para saber se ele está se mantendo, diminuindo ou aumentando.

 

Quanto maior for o ticket médio, mais rápido seu ecommerce atingirá a meta de faturamento.

 

A fórmula do ticket médio é: 

 

Ticket Médio Mensal = Receita do Mês / Nº de Clientes do Mês

[ Saiba como aumentar o ticket médio neste post: Como Aumentar o Ticket Médio no Ecommerce]


2 | Quebra de Pagamento e Taxa de Aprovação

Bater a meta de pedidos realizados na loja é fantástico, mas nem sempre todas as pessoas que fazem um pedido na loja fazem o pagamento deste pedido. 

A relação entre pedidos feitos (captados) e não pagos chamamos de quebra de pagamento. Quanto menor melhor.

A fórmula da quebra de pagamento é:

 

Quebra de pagamento = (pedidos não pagos / pedidos captados) . 100

 

Deve-se acompanhar esta métrica ao menos uma vez ao mês. Quanto menor for a taxa de aprovação de pedidos, melhor.   

 

Já a relação entre os pedidos captados e pedidos faturados (pagos) chamamos de taxa de aprovação de pedidos.

A fórmula para calcular a taxa de aprovação de pedidos é:

 

Taxa de aprovação de pedidos = (pedidos faturados / pedidos captados) x 100

 

É importante acompanhar esta métrica ao menos uma vez ao mês. Quanto maior for a taxa de aprovação de pedidos, melhor para a saúde do seu ecommerce.   

 

3| Taxa de conversão

A taxa de conversão se refere à proporção de vendas realizadas em relação ao número de visitas recebidas pelo site em um determinado período de tempo. Quanto maior for esta métrica, melhor. A taxa de conversão considerada boa em um um e-commerce brasileiro é em torno de 1%. Isso quer dizer que a cada 100 pessoas que visitarem o site, 1 deveria fazer uma compra.

 

A fórmula da taxa de conversão é: 

Taxa de Conversão = (Número de visitas da loja / Nº de Visitantes) x 100

[Leia também: Como atrair clientes para o e-commerce]

4 | Taxa de carrinho abandonado

Aponta o percentual de pessoas que encheram o carrinho mas saíram da sua loja virtual antes de finalizar a compra. Essa taxa influencia diretamente na sua taxa de conversão.

 

Esta  é a fórmula da métrica taxa de abandono de carrinho:

Taxa de abandono de carrinho = (quantidade de visitantes que não completaram o checkout / quantidade de pessoas que iniciaram o checkout) x 100

 

5 | Taxa de rejeição

Mostra o percentual de visitantes que acessaram o seu site mas saíram sem realizar nenhuma interação, ou seja, sem clicar em nada. Sempre que este número estiver muito elevado é necessário investigar os possíveis motivos que estão fazendo com que os usuários não estejam engajados com a sua loja virtual. 

 

Você pode acompanhar esta métrica acessando o Google Analytics. 

 

6 | Retorno sobre investimento (ROI)

ROI é um dos KPIs de e-commerce muito importantes para um negócio. Como o seu próprio título sugere, indica qual é o retorno (resultados e lucros obtidos) sobre o investimento feito. Simplificando: Ela mostra exatamente quanto sobrou de lucro na sua loja virtual após remover todos os custos reais.

 

Esta é a fórmula da métrica ROI:

 

ROI = Receita / Custo do Investimento

 

7 | Retorno sobre Gastos com Anúncios (ROAS)

ROAS vem do inglês Return on Advertising Spend e quer dizer Retorno sobre Gastos com Anúncios ou Retorno sobre Ativos. Essa métrica mede a receita em comparação ao gasto com campanhas de anúncios.

 

Ou seja, é uma métrica que ajuda a identificar se você teve prejuízo ou lucro com suas campanhas. 

 

Esta é a fórmula da métrica ROAS:

 

ROAS = Receita Proveniente da Mídia / Custo do Investimento

 

8 | Custo de aquisição de cliente (CAC)

Esse é um dos KPIs de e-commerce que mostra quanto a sua loja virtual teve que pagar para conquistar um novo consumidor, em um determinado período de tempo. É importante destacar que em hipótese alguma o CAC pode ser maior que o seu ticket médio, pois o investimento para atrair um novo cliente não deve ser mais elevado que o quanto ele consome na sua loja.

9 | Valor do Tempo de Vida do Cliente (LTV)

Lifetime value (LTV), ou valor do tempo de vida do cliente, é um dos KPIs de e-commerce que tem como intuito medir o quanto um cliente consome na sua loja virtual ao decorrer da vida dele.

 

Tem dúvidas sobre os KPIs de e-commerce? Interaja conosco e deixe a sua pergunta!

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>