Em 21 de abril de 2015, o Google lançou um novo algoritmo de classificação mobile-friendly tão significativa que é projetado para dar um impulso no posicionamento das páginas mais amigáveis a celulares e tablets.
A mudança, que levou cerca de uma semana para ser concluída e é tão significativa que ganhou o nome de Google Mobilegeddon pela equipe da Search Engine Land, mas às vezes é também referido como mobilepocalyse, mopocalypse ou mobocalypse.
Cerca de 30% a 50% do tráfego dos sites no Brasil já é realizado por meio de dispositivos móveis. Logo, se o seu site não é mobile-friendly ainda estará fadado a perder todo esse tráfego muito em breve. E de fato, aqui na BNW recebemos uma grande demanda de criação de sites e lojas virtuais mobile-friendly desde então. Sinal de que ninguém quer perder tráfego que geram vendas!
Afinal o que o Google quer com isso?
Desde 26 de fevereiro de 2015 o Google informou em seu Blog que faria a mudança, Finding more mobile-friendly search results. O Google está priorizando, nos resultados de pesquisas por celular, sites que estão devidamente estruturados para serem amigáveis a tais dispositivos, permitindo uma navegação e leitura de conteúdo de forma bem prática para os usuários.
Mas como sei se o meu site é Mobile-Friendly?
Em resumo e de forma prática, se o seu site abre no celular da mesma forma que abre em um computador/desktop/notebook então ele não é mobile-friendly.
O ideal é que o layout do seu site seja RESPONSIVE, ou seja, se adapte conforme o dispositivo em que ele é aberto tornando a utilização muito mais prática como no exemplo validado acima.
Porém o Google elaborou uma ferramenta para realizar o devido teste!
Mas não é tudo, tem mais!
Ter o site com layout RESPONSIVE é o primeiro passo. A ferramenta de teste do Google irá validar basicamente isso. Contudo o Google vem dando grande importância para a VELOCIDADE de abertura dos sites há algum tempo e começará rebaixar sites lentos provavelmente muito em breve nas pesquisas por celular. Logo, investir na OTIMIZAÇÃO DE CARREGAMENTO do site e aplicar técnicas mais robustas é um passo tão importante quanto ter um site RESPONSIVE.
Não foi afetado ainda? Você tem sorte!
Temos lido notícias sobre testes um mês após a atualização do Google Mobilgeddon e para surpresa geral, ninguém apresentou estatísticas com perdas significativas AINDA. Eu acredito que o Google levará algum tempo (6 meses) para causar o devido impacto nas pesquisas por celular e mudar posicionamentos mais drasticamente, afinal todos sabem da cultura humana de aguardar até a última hora para entregar o imposto de renda ou para chegar a uma prova de vestibular.
Tem muita gente ainda no meio do caminho e querendo se adaptar. Seria muito severo mudar da água para o vinho num simples toque de botão.
Mas eu não ficaria acomodado ou achando que a bomba já explodiu e não te acertou. Seja experto! Se o seu site ainda não é mobile-friendly aproveite para começar a reformulá-lo, crie um novo do zero se for necessário. Aqui na BNW levamos 3 meses refazendo o nosso próprio site e migrando para a plataforma WordPress e repovoando todo o conteúdo que temos, entre muitos ajustes e melhorias.
O empreendedor inteligente que está no mundo digital e ainda não se adaptou, tem mais um prazo para pegar o bonde andando e não ficar pra trás.
Aproveitando, que tal criar a sua loja virtual Mobile-Friendly aqui na BNW com 30 dias de teste grátis? Te aguardamos!