Nos últimos anos o comércio eletrônico tem conquistado um espaço cada vez maior, mas qual o papel do gestor de e-commerce nesse processo? É sobre esse tema que conversaremos hoje. Acompanhe!
Assim como em diversos outros setores, o mercado do e-commerce é marcado por transformações e muita competitividade, especialmente em um cenário de crescimento e expansão, onde as empresas têm percebido a necessidade de marcar presença no universo digital.
E não somente isso, mas a possibilidade de se destacar em meio a multidão de lojas e serviços existentes para impulsionar as vendas em um período onde a migração do negócio presencial para o remoto ocorreu de forma acelerada devido a pandemia.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em um relatório divulgado recentemente, mesmo com a crise provocada pelo coronavírus, o comércio eletrônico cresceu 68%. A entidade atribuiu esse crescimento às restrições impostas ao comércio físico, onde muitas lojas precisaram ser fechadas.
Fato esse que resultou em um consumo virtual crescente gerando um faturamento de R$ 126,3 bilhões, frente aos R$ 75,1 bilhões registrados em 2019.
Logo, não basta apenas estar presente na internet, é essencial que se saiba aproveitar todas estas oportunidades, e para que isso aconteça o papel do gestor de e-commerce é fundamental.
Habilidades que um gestor de e-commerce deve ter
No decorrer deste conteúdo você deve ter percebido que o gestor de e-commerce é um profissional chave para o sucesso do seu negócio.
Podemos inclusive fazer uma comparação com um programa de TV, onde os consumidores veem o trabalho finalizado mas normalmente não fazem ideia de todos os processos, pessoas e etapas que foram necessários para produzir cada atração.
O mesmo acontece no e-commerce, e é exatamente para “dirigir” as peças da melhor forma possível que o gestor de e-commerce precisa possuir algumas habilidades específicas e se manter constantemente atualizado.
Veja algumas competências fundamentais para o gestor de e-commerce:
- Compreender sobre a experiência do cliente visando aperfeiçoar os processos, tornar a jornada de compra do consumidor agradável e satisfatória para que as compras sejam recorrentes;
- Apresentar capacidade analítica, pois “O que pode ser medido, pode ser melhorado” (Peter Drucker);
- Conhecer o mercado e possuir maestria para negociação;
- Capacidade para coordenar a gestão do planejamento promocional junto ao setor de Marketing para melhora trabalhar o mix da empresa criando atratividade e percepção de diferenciação junto ao consumidor.
- Entender sobre custo de aquisição de clientes e a performance de uso da verba de marketing destinadas a cada etapa do funil de vendas, bem como as verbas de incentivo a recompra e retenção de clientes.
- Dominar a plataforma de ecommerce escolhida e extrair o máximo de potencial dela e da empresa fornecedora da solução.
- Buscar um bom índice de qualidade logística, que é um fator decisivo na escolha do cliente.
- Gerenciar todos os canais de venda online da empresa como Loja Virtual, Market Places e demais canais comerciais que forem trabalhados.
- Saber liderar, estabelecendo metas, motivando e direcionando suas equipes, sempre utilizando a empatia;
- Conhecer e acompanhar o mundo digital e as transformações frequentes nesse meio;
Entenda mais sobre a relevância do gestor de e-commerce e suas atribuições
O gestor de e-commerce, precisa ser um profissional que desenvolva um trabalho interdisciplinar e possua uma boa dose de criatividade.
Basicamente, é do gestor de e-commerce a função de agrupar todas as informações relevantes da sua empresa e analisar o seu negócio. Aliás, engana-se quem acredita que esse profissional se preocupa exclusivamente com as vendas. À frente de diversas áreas, ele se envolve em processos que vão desde o monitoramento dos concorrentes até a análise de dados e metas.
O gestor de e-commerce também deve ter conhecimento sobre ferramentas tecnológicas eficazes, que tornem o negócio prático, ágil e atraente, bem como garantir que as transações do comércio eletrônico sejam realizadas de forma segura.
Outro ponto de extrema importância que deve receber uma atenção especial do gestor de e-commerce é o setor de marketing, considerado a alma do negócio atualmente.
Não se pode esquecer que logística é igualmente uma das incumbências do gestor de e-commerce, e o maior propósito de todos estes predicados que citamos é obter o melhor Retorno sobre o investimento (ROI) possível.
Pode ser que você tenha se assustado com tantas tarefas e deveres, todavia, cabe salientar que o gestor de e-commerce nem sempre fará a gestão sozinho. Ele pode contar com a ajuda de parceiros, tecnologias e delegar algumas atividades.
Sua maior missão é acompanhar as áreas, garantir o foco, execução do planejamento e estar sempre apto para lidar com as adversidades que surgirem.
Ficou claro para você o papel do gestor de e-commerce no seu negócio?
Quer sugerir outra habilidades que acredita indispensável, manda nos comentários abaixo e vamos trocar essa experiência!
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