Fotos para E-commerce: Técnicas de fotografia para vender mais

Sabia que investindo em fotos para e-commerce é possível valorizar ainda mais os seus produtos? Exatamente!

Não vamos falar aqui sobre frases clichês como “uma imagem vale mais do que mil palavras”, embora essa seja uma verdade e se encaixe perfeitamente nesse contexto. Mas sim do quanto a sua loja virtual pode e deve usufruir das técnicas de fotografias para encantar os seus clientes e despertar neles aquela vontade incontrolável de possuir todos os itens expostos.

Neste momento você deve estar se perguntando porque as fotos para e-commerce são tão relevantes para atrair a atenção dos potenciais clientes e impactar nas vendas. Pois bem, um estudo realizado pela empresa Pew Research apontou que o uso de imagens em textos tornam os conteúdos mais dinâmicos e atraentes para o usuário. Isso faz com que os textos com imagens sejam 94% mais visualizados do que um texto que não apresenta um apelo visual.

 

Como tirar Fotos para E-commerce: Dicas básicas que fazem a diferença

 

1) Celular ou Câmera? Invista na qualidade e resolução das imagens

Esse é o primeiro passo para ter fotos para e-commerce incríveis. Essa dica é fundamental para que o seu negócio tenha imagens nítidas e graças a esse aspecto o cliente seja capaz de visualizar todos os detalhes dos seus produtos. E fique atento: quanto maior a quantidade de pixels, mais resolução.

  • Celulares com 20 mega pixels não deixam a desejar
  • Existem celulares com 64 MP (mega pixels) e tecnologia 8K, vai do bolso, mas é uma ferramenta multi uso, concorda?
  • Câmeras profissionais são muito indicadas

2) Iluminação natural ou por lâmpadas?

A iluminação natural vai variar muito de ambiente para ambiente. Então, invista em ter o controle da iluminação por meio de lâmpadas claras 4000 K – NEUTRO – evite as amarelas (3000 k) e as super brancas (6000k).

Essa foto abaixo foi tirada no estúdio improvisado de um cliente nosso e resolve muito bem a demanda deles! Note que eles investiram em iluminações e criaram até um nicho com linhas de nilon para que o produto fique suspenso e reduza a sombra abaixo do mesmo, facilitando o processo de corte do fundo da imagem!

Ps: Não repare no excesso de fita adesiva segurando tudo! hahaha

3) Fundo Branco

É imprescindível ter algumas fotos com fundo branco, para que o consumidor não tenha dúvidas do que inclui no produto.

Se necessário utilize o Canva.com para recortar o fundo de imagens.

É comum fotos serem barradas em anúncios no Facebook e Instagram por usarem cenários de fundo que mostram outros produtos além do produto principal, isso gera dúvidas no cliente, então a política dessas plataformas, pode exigir que certos produtos tenham foto com fundo branco.

4) Ângulos variados e “Close”

Tire fotos de vários ângulos do produto. Imagine que o cliente está pegando e deseja olhar cada canto para ter certeza do que está comprando.

Capture imagens bem de perto (CLOSE) nos pontos de diferenciais do produto para enriquecer a apresentação do mesmo.

5) Produto em uso pelo consumidor e com cenário

Como falamos no início do texto, não há regras para produzir ótimas imagens, porém é interessante que você prepare cenários ou paisagens como plano de fundo em algumas fotos para incrementar o contexto de aplicação sugerida do produto. É como se o cliente se visse usando aquele produto, naquele local!

6) Mostre uma noção de escala para o cliente

Quando não temos como ver um produto pessoalmente, como é o caso das fotos para e-commerce, precisamos de uma noção de escala, que nada mais é do que proporcionar ao cliente uma ideia do tamanho real de cada objeto. E mesmo que essa pareça uma missão difícil, basta inserir nas cenas das imagens algo que a pessoa (e a maioria da população) saiba o tamanho, como por exemplo, uma figura humana. Assim ela conseguirá ter uma dimensão dos seus produtos. Lembrando que você também pode usar outros recursos, como fotografar o item ao lado de um celular, uma fruta e demais pertences que tenham um tamanho comum.

7) Sinestesia – Aguce os sentidos

Sabe quando vemos uma foto e salivamos ou nos lembramos de um cheiro? Isso é a sinestesia causando um cruzamento de sensações. Repare nas gostas no copo ou mesmo no brilho da carne que remete um produto recém preparado e quente!

8) Contrate um profissional para fazer as fotos para e-commerce

Se você não tem tempo, equipamentos de qualidade ou até mesmo talento para seguir as dicas acima, uma ótima ideia é contratar um fotógrafo profissional. Mesmo que inicialmente pareça um investimento alto, lembre-se que os resultados poderão ser ainda melhores, uma vez que ele já tem um vasto conhecimento e experiência na área.

Certamente isso resultará em fotos para e-commerce de excelente qualidade, destacando e valorizando ainda mais os seus produtos e serviços.

Conseguiu entender a importância que as fotos para e-commerce tem para valorizar seus produtos? Conteúdos visuais são capazes de não apenas atrair olhares de mais consumidores, como também de ampliar a percepção que eles têm em relação a sua marca, influenciando diretamente no engajamento e nas vendas.

 

Nunca esqueça, as fotos para e-commerce devem ser feitas e selecionadas quase como as roupas e acessórios que você usaria em um primeiro encontro com alguém especial que deseja impressionar e conquistar. E certamente quando a intenção é essa, somente o que há de melhor é escolhido.

Gostou? Veja o Guia de Conteúdos para Criar uma Loja Virtual de Sucesso também!

 

Foto da capa por freepik – br.freepik.com

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