Em dúvida sobre o que fazer para ter sucesso com sua loja online? Veja aqui 12 estratégias de e-commerce que comprovadamente aumentam as vendas pela internet.
Você conhece alguma estratégia de e-commerce?
Milhões de produtos, de todo o tipo de categoria, são vendidos pela internet diariamente. Então, se sua loja virtual não está tendo bons resultados, você faz bem em investir em estratégias para e-commerce. Existe um conjunto de técnicas de marketing digital que diversos negócios online utilizam e geralmente trazem resultados positivos.
Essas táticas costumam ser simples, como tirar boas fotos, oferecer um atendimento eficiente, escolher preço adequado, trabalhar com gatilhos mentais e outros. Na maioria das vezes, é possível começar a aplicá-las com bastante dedicação e baixo investimento.
Mas a questão é qual desses métodos está faltando você usar no seu e-commerce e de que maneira fazer isso com êxito. Portanto, neste texto está uma lista com 12 poderosas estratégias que contribuem para o aumento de vendas e que você pode experimentar na sua loja virtual. Sendo assim, continue a leitura.
Como aumentar as vendas online
Qual o segredo para um e-commerce atrair os compradores constantemente? Acompanhe as dicas que estão na sequência e saiba como aumentar as vendas do seu negócio.
Crie um blog
Hoje em dia, muitos consumidores realizam buscas pela internet para obter informações sobre um produto que eles têm interesse. Por essa razão, é aconselhável que você monte um blog para atrair essa clientela. No entanto, crie um site bem estruturado com conteúdo que realmente tenha utilidade para o seu público-alvo.
Além disso, use recursos que façam as páginas do seu e-commerce aparecer nas primeiras opções de pesquisas do Google, como as estratégias de SEO. Fora isso, lembre-se de postar artigos com regularidade. Desse modo, aumentam suas chances de atrair novos interessados na sua loja virtual.
Faça live commerce
O live commerce consiste na estratégia de fazer uma transmissão ao vivo, destacando um produto e no final, estimular o espectador a comprá-lo com uma oferta especial. Com essa técnica, você pode demonstrar os benefícios e modo de uso dos artigos da sua loja virtual. E com a oferta de descontos ou brindes, por exemplo, aumenta as vendas rapidamente.
Para realizar a live com ótima imagem e qualidade de som, use ao menos um celular com boa câmera num ambiente bem iluminado. Depois, poste a gravação, mas corrija as falhas com um programa de edição de vídeo. Caso você não tenha um aparelho que rode esses softwares com tranquilidade, confira também Os Melhores Notebooks i5.
Tenha fotos e vídeos atraentes ao público
A falta de contato direto com o produto, algumas vezes, se torna um empecilho nas vendas por e-commerce. Mas você consegue driblar o problema, basta incluir na sua loja virtual ótimas fotografias e vídeos. Concentre-se na ideia de que o cliente precisa ver por diversos ângulos o que está comprando e gostar.
Então, sempre publique imagens que ressaltem a qualidade do item vendido. Além disso, é importante fazer ajustes no brilho, aumentar a nitidez, excluir itens indesejados etc. com programas de edição de imagem. Aliás, se você quiser um bom computador para trabalhar com esses softwares, veja também Os Melhores Notebooks para Edição de Fotos.
Tenha um atendimento humanizado
Você pode utilizar assistentes virtuais que agilizem o atendimento do seu e-commerce. Mas não se descuide da interação humana, afinal cada pessoa possui necessidades emocionais e personalidade diferentes. Para aplicar essa estratégia na sua loja virtual, basta ter alguém que trata o consumidor com respeito e seja empático.
Permita que sua clientela entre em contato pelas redes sociais, por e-mail, chat ou telefone. Em qualquer um desses canais, foque em sempre manter uma comunicação clara e honesta, na medida do possível tente resolver problemas e tirar dúvidas. Assim, a satisfação com seus serviços aumentará e fortalecerá a boa reputação da sua empresa.
Conheça bem o seu público
Se você não conhece o perfil de quem se interesse pelos seus produtos, será mais difícil saber como vendê-los. Portanto, não ignore essa estratégia e tente obter dados relevantes dos clientes por meio de pesquisas de mercado ou consulta a relatório de redes sociais. Por exemplo, descubra a média da renda para definir preços adequados.
Saiba em qual faixa etária se enquadram, assim será possível entender qual a melhor maneira de se comunicar e alguns comportamentos que eles possuem. Verifique ainda quais são os problemas e desejos que esse público tem. Enfim, quanto mais informações houver, maiores são suas chances de aumentar as vendas.
Conheça bem a sua plataforma de venda
Se seu e-commerce funciona por meio de um marketplace, como Amazon, Mercado Livre, Shopee ou outro, use os recursos que estão disponíveis a seu favor. Nessas plataformas, existe um grande número de pessoas interessadas em fazer compras. Então, estude as estratégias de marketing que aumentam as chances de sucesso nesses sites.
Procure aprender como inserir descrições de forma atraente, como funciona o SEO e as opções de pagamento. Analise as ferramentas de controle de estoque, relatórios de vendas e políticas do portal. Também entenda de que modo sua loja virtual pode oferecer atendimento personalizado.
Tenha um bom atendimento pós venda
Não cometa o erro de focar somente na venda de um produto. Se você quer que seu e-commerce seja bem-sucedido, construa um relacionamento duradouro com os consumidores. Responda os questionamentos com rapidez e procure resolver problemas de forma eficiente, demonstrando que seu e-commerce valoriza o cliente.
Mantenha-se precavido e saiba como lidar com transtornos comuns nas transações online, como atraso na entrega e devoluções. Também avalie a satisfação de quem compra, descubra se ele teve uma boa experiência e gostaria de fazer alguma sugestão. Outra boa estratégia é apresentar ofertas exclusivas que aumentem a lealdade do público-alvo.
Utilize gatilhos mentais
Gatilhos mentais correspondem a estímulos psicológicos usados na publicidade para encorajar as pessoas a executarem uma ação. Por exemplo, avisar que o estoque na loja está se esgotando aumenta o desejo do público por esse item. Fazer uma promoção válida por um determinado período incentiva os clientes a não perderem a oportunidade.
Exibir depoimentos de compradores satisfeitos serve para gerar confiança na qualidade nos serviços e produtos do seu e-commerce. Existem diversas estratégias que você pode experimentar tanto com palavras e imagens. No entanto, evite técnicas que envolvem práticas enganosas e desonestas, pois isso no longo prazo afetará a reputação da sua loja.
Preste atenção nos concorrentes
É importante entender porque as pessoas compram com a concorrência e não na sua loja virtual. Por esse motivo, descubra quais são as vantagens e desvantagens que os outros e-commerces do mesmo nicho oferecem. Verifique que tipo de estratégias de marketing digital eles costumam utilizar.
Para obter esse tipo de informação acesse páginas nas redes sociais e sites dos negócios que são líderes no seu segmento. A partir daí, analise de que maneira você pode dispor mais benefícios para o consumidor e onde está falhando. Verifique como agregar algum diferencial e aumentar o destaque da sua empresa em relação ao concorrente.
Tenha uma boa estratégia de preços
Além de levar em consideração a faixa salarial do público-alvo e os custos do material de um produto, existem outras táticas que geram aumento nas vendas. Um exemplo disso é a estratégia de usar preços psicológicos, como R$ 9,99 ou R$ 9,95. Outra opção consiste oferecer frete grátis ou desconto para estimular a compra.
Cobrar 1 ou até 10 reais a menos que o concorrente serve para atrair mais compradores no mercado. Os valores também podem ser diferenciados para quem participa do programa de fidelidade da sua loja virtual. Assim, é possível garantir uma receita constante para seu e-commerce.
Tenha várias opções de pagamentos
Normalmente as pessoas pagam as compras que fazem online de diferentes maneiras. Portanto, se seu e-commerce não aceita vários métodos de pagamentos, ele está perdendo vendas. Então, estude um modo trabalhar com diversos tipos de cartões de crédito e de bandeiras variadas, mas aumentar muito os custos para oferecer esses serviços.
Quanto ao PIX, uma boa estratégia é configurar a conta com o número de telefone da sua empresa, mas permita que o cliente utilize boletos bancários, se preferir. Também facilite o financiamento em torno de até 24 vezes, caso seja possível. Enfim, torne os produtos da sua loja virtual acessível para consumidores com todo tipo de situação financeira.
Seja presente nas redes sociais
Nas redes sociais um e-commerce consegue ganhar mais visibilidade, alcançar um público maior e gerar engajamento com a marca. Por meio delas fica mais fácil construir um relacionamento duradouro com os seus clientes. Pensando nisso, procure realizar postagens com frequência nas plataformas que eles mais gostam.
Use recursos, como stories, reels, vídeos e outros para envolver o usuário no mundo da sua empresa. Conte histórias, mostre os processos, equipamentos, passe dicas relevantes, faça promoções e sorteios para aumentar essa interação. Além disso, lembre-se de agradecer elogios, tirar dúvidas e até resolver conflitos com rapidez.
Conheça as estratégias de e-commerce e aumente suas vendas!
Há diversas estratégias de e-commerce que você pode experimentar na sua loja online e que permite aumentar as vendas. Então, coloque “a mão na massa” e comece definindo o perfil do seu público-alvo. Estabeleça o preço mais apropriado, entenda como a concorrência age e faça melhor.
Considere utilizar técnicas, como live commerce, gatilhos mentais e criação de blog para atrair e fidelizar mais consumidores. Não se esqueça de manter presença constante nas redes sociais e realizar um excelente atendimento antes, durante e após a compra. Assim, no longo prazo será possível construir um negócio de sucesso.