Foto de Domenico Loia na Unsplash
Um dos objetivos principais de se fazer um site é atingir clientes potenciais que estão navegando na internet. Dependendo do setor pode ser milhões de pessoas ou então um nicho muito importante de apenas milhares. Contudo, não basta montar um site e ficar sentado esperando que os clientes ou visitantes apareçam do nada.
Não podemos nos esquecer que existem quase 1 bilhão de sites na internet, então imagine como seus futuros clientes irão descobrir onde está o seu site se não tiverem uma ajuda.
Mas dá para usar esse bilhão de sites como algo positivo: você com certeza conhece exemplos de bons sites, que dá vontade de entrar, acompanhar o conteúdo e ficar alerta. Sites bem planejados e executados, que são fáceis de navegar. Há indústrias que pela enorme concorrência investem mais nesse processo de criação, como por exemplo, um bom site de aposta esportiva online deve fazer.
O site Esportiva Aposta faz reviews das melhores plataformas que há no mercado e ali há muitas lições que podem ser tiradas sobre responsividade para dispositivos móveis, hierarquização de informações e simplicidade no layout. Falaremos mais disso abaixo.
Esse é o ponto inicial e fundamental. Só a partir disso é possível pensar em escalar e chegar ao máximo número de pessoas, seja nos segmentos de arte, tecnologia, esporte, cultura, uma loja online ou um site de serviço de interesse público.
Para isso é preciso que o site tenha visibilidade e certas atitudes devem ser tomadas: uma delas é manter o site sempre atualizado.
Atualizações constantes
Com atualizações frequentes, os usuários saberão que vale a pena visitar a página para ver as novidades postadas, inclusive os motores de busca reconhecem essas alterações e dão uma posição melhor para o site.
Isso também inclui as informações de contato, meios de pagamento (a inclusão de criptomoedas e o PIX foram as últimas), linha de produtos, quem sabe um pequeno histórico das atividades caso se trate de uma empresa etc…
O usuário precisa sentir segurança ao entrar no site e não ficar na dúvida se ele ainda está funcionando corretamente.
O celular é Rei
É preciso se preocupar com a responsividade do site, que nada mais é do que estar adaptado para qualquer tipo de dispositivo, seja PC, tablet ou celular. É um fator de suma importância, ainda mais sabendo que nos dias de hoje o celular é a principal porta de acesso à internet.
Se o seu celular não abre a página direito, pode ter certeza que o impacto negativo será enorme.
Otimize as imagens
Tenha sempre boas imagens em seu site acompanhadas de textos curtos e objetivos. Os usuários têm muito mais facilidade de se lembrar de uma imagem do que de um texto.
Aplique técnicas de SEO
É essencial para se ter um site de sucesso que ele apareça entre os primeiros lugares do buscador, caso contrário poucos usuários terão acesso ao mesmo.
Para que isso ocorra é preciso aplicar técnicas de SEO como palavras-chave e links internos e externos para que o Google o considere relevante.
As palavras-chave necessitam estar dentro do assunto do texto e colocadas em locais chaves. Elas deverão ser inseridas de maneira natural para que usuário tenha interesse em acessar o link.
Meta descrição
O termo meta descrição nada mais é do que um resumo da página. Observe que ao buscar um site na internet você verá a URL e uma pequena introdução sobre o conteúdo do site.
Esse conteúdo é exatamente a meta descrição e para que ela possa despertar interesse ao usuário deve chamar a atenção.
Deixe o site mais atrativo
Com técnicas modernas dá para oferecer uma navegação mais intuitiva e simples sem que seja preciso que o usuário perca tempo tentando localizar o que lhe interessa. Pense que em poucos cliques um usuário precisa acessar todas as páginas em poucos cliques.
Conseguir ler tudo com clareza também é fundamental. Pode parecer óbvio, mas ainda há sites com fundo escuro e letra escura também, o que transforma a leitura de uma linha em um suplício.
Chat
Um dos pontos chave na atualização de seu site principalmente quando se trate de e-commerce é começar a atender seus usuários via chat. Esse é um canal que a cada dia cresce de importância facilitando o contato e criando uma relação mais direta com o cliente trazendo bons resultados.