Cross border: Uma prática que pode fazer seu negócio crescer ainda mais

Já pensou em fazer cross border na sua loja virtual? Você deve estar se questionando o que esse termo significa. Calma, é sobre isso que vamos conversar no post de hoje. 

Vamos lá?

Mas, afinal, o que é Cross border?

Quando traduzido para o português, cross border quer dizer “além da fronteira”. Ou seja, quando um e-commerce comercializa seus produtos de forma internacional, ou produtos locais para outros países.

 

Assim, é interessante levar em consideração que o cross border não significa apenas comercializar para outros países, pois, além dos estrangeiros, não se pode esquecer que atualmente há milhares de brasileiros que estão fora do Brasil e, dependendo dos seus produtos podem se tornar potenciais consumidores.

 

Atualmente há uma infinidade de produtos que costumam ser vendidos via cross border, entretanto, os principais responsáveis pelo maior volume de faturamento são as lojas online que vendem joias, itens relacionados a hardware, beleza e saúde, roupas, calçados, bolsas e acessórios.

 

O que avaliar antes de praticar o Cross border no E-commerce

 

Mesmo que num primeiro momento pareça que se trata de uma tarefa simples, para fazer cross border é importante que o e-commerce esteja atento à diversos fatores como, por exemplo, o grau de aceitação dos produtos nos outros países, a padronização de processos, os custos operacionais, as exigências e normas do local de destino, entre outros. E, claro, tudo isso requer muita organização e planejamento.

 

Mas óbvio que com tanto trabalho também vem grandes recompensas, uma vez que ter um e-commerce cross border permite que a sua empresa literalmente consiga expandir os horizontes. Isso acontece porque investindo nessa estratégia é possível conquistar novos mercados e clientes, mas, especialmente, consolidar a sua marca no comércio exterior e alavancar o crescimento do seu empreendimento.

Vantagens do Cross border

Aumento das vendas

Como falamos anteriormente, o cross border faz com que a sua empresa tenha acesso a novos mercados e oportunidades. Com isso, uma das vantagens que ele proporciona é a probabilidade de aumentar as vendas e, em decorrência disto, do faturamento também.

 

Menores riscos econômicos

Além disso, investir em cross border faz com que a sua loja se exponha a menores riscos financeiros. Não entendeu o porquê? Nós explicamos. Quando a sua empresa vende somente para um público e por alguma razão acontece algum problema relacionado ao cenário econômico, a sua loja tem mais chances de ser afetada. Afinal, se você só tem uma estrada que te leva a determinado lugar e ela fica bloqueada, você certamente terá que esperar mais tempo para viajar ou até mesmo mudar a rota, certo?’

 

Agora, sempre que um e-commerce trabalha com cross border, ele não fica dependente da economia local, e portanto, no momento em que houver imprevistos financeiros terá menos riscos de ser impactado (pois se uma via estiver interditada, as outras estarão acessíveis).

 

Maiores incentivos fiscais

Você sabia que para incentivar o cross border alguns órgãos brasileiros oferecem vantagens tributárias? Essa iniciativa permite que o seu e-commerce consiga tornar os seus produtos mais competitivos. Dessa maneira, além da sua empresa pagar menos tributos ela pode até mesmo ficar isenta de alguns impostos, ao comprar insumos de produtos que serão exportados, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O seu e-commerce já pratica o cross border? Caso esteja pensando vender internacionamente, vale a pena dar uma conferida em todas as funcionalidades que a plataforma de ecommerce da Brasil na Web oferece: https://ajuda.brasilnaweb.com.br/vendas-internacionais/

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>