Como escolher a plataforma de ecommerce – Dicas VALIOSAS

Escolher a plataforma de loja virtual para suas vendas online é uma etapa extremamente importante e neste artigo vamos mostrar aspectos que podem superar uma mera indicação de um conhecido ou amigo, afinal, estamos falando sobre o sistema de vendas online que vai ser a base para o seu ecommerce.

Antes de escolher a plataforma de ecommerce, analise a empresa!

Atendimento e Suporte

A última coisa que você quer e achar que escolhe a plataforma mais famosa e cheia de recursos e passar raiva na hora de resolver dúvidas ou até problemas.

A trajetória de uma loja virtual que cresce em vendas é cercada de desafios e dúvidas sobre como melhor aproveitar os recursos da plataforma de vendas online e não ter suporte ou ter um suporte que parece robô e não esclarece bem as coisas não vão te levar a lugar algum. Então antes da tecnologia, analise, e se possível, experimente o suporte para não se frustrar e acabar tomando “birra” da empresa que você escolheu.

Verifique as avaliações da empresa no Google
Verifique pelo nome da empresa no Reclame Aqui

 

Reclamações de Plataforma fora do ar

Mais uma vez, de nada adianta escolher a plataforma de loja virtual por ser “famosa” ou por ter “muitos clientes” se o sistema sai do ar com frequência, até mesmo na Black Friday!

Você sempre estará perdendo vendas. Muitas plataformas de ecommerce usam um modelo de software centralizado, comum a todos os clientes, ou seja, quando um cai, potencialmente, muitas lojas estarão fora do ar ao mesmo tempo e não há nada que você possa fazer em relação a isso.

Sem falar que algumas lojas virtuais mal intencionadas podem acabar intencionalmente prejudicando o ambiente de servidores onde sua loja está ou mesmo atrapalhar a reputação do IP compartilhado entre as lojas.

Grandes ecommerces não usam soluções de base centralizada assim, eles possuem o sistema rodando em servidores exclusivos para suas operações. Isso pode parecer “caro” mas existem várias soluções de plataforma ecommerce descentralizadas e ips dedicados com valores acessíveis.

 

Clientes de referência no seu segmento ou similares

É comum que alguns segmentos demandem modificações de tela ou recursos especiais para gerar uma melhor experiência de compra ao cliente. Soluções de plataformas centralizadas não lhe  dão opção de modificar ou contratar modificações só para a sua loja virtual e talvez você perca boas vendas por não pensar na forma como o seu cliente pode comprar de maneira mais rica e prática para consumir os seus produtos.

Um bom exemplo são as floriculturas que normalmente precisam de recursos como agendamento de entrega na página do produto, cartão de mensagem no pedido, opções de frete bairro a bairro e etc.

 

Avaliando os recursos da plataforma de loja virtual

Central de Ajuda com Tutoriais

Talvez seja impossível você testar várias plataformas em sua plenitude nessa fase inicial, então uma boa dica é conhecer a Central de Ajuda com tutoriais passo a passo e vídeos para que você fique tranquilo em saber que tem onde aprender e consultar dúvidas a qualquer momento de forma clara e bem ilustrada.

É como comprar um novo equipamento ou maquinário para o seu negócio, é importante que haja um manual de consulta e dicas de melhor utilização!

Exemplo de Central de Ajuda de Plataforma de Ecommerce

 

Recursos de Pagamento Online

Ter várias formas para receber os pagamentos de suas vendas é importante, pois as taxas de cartão de crédito, boleto e PIX variam muito entre as empresas de pagamento online. Então, quanto mais opções ou opções com desconto negociadas pela empresa de plataforma de ecommerce junto a esses gigantes, melhor pra você.

Então, busque saber quais opções de meios de pagamento com vantagens você terá à disposição e faça as contas da economia! As vezes o plano fixo da plataforma não é o mais barato, mas o conjunto de vantagens e descontos como no cartão de crédito, podem rapidamente gerar uma economia que supera diferenças de planos da loja virtual.

 

Recursos de Frete

O Frete é o grande vilão das vendas online. Não basta apenas ofertar o serviço de PAC e SEDEX dos Correios na sua loja virtual, isso todos fazem!

É necessário ir muito além para ser efetivamente competitivo.

Ter ferramentas para ofertar Frete Grátis ou Frete Amigo (Descontos no frete) com base no volume ou produtos comprados pelo cliente, são estratégias cada vez mais usadas por muitos ecommerce para ganhar a escolha do consumidor. Você pode aprender algumas técnicas de Frete Grátis e Frete Amigo em 2 minutos neste vídeo.

 

Recursos de Automação do Fluxo de Vendas

O Fluxo de Vendas são os estágios pelo qual um pedido passa dentro da sua Loja Virtual como Aguardando pagamento, pagamento confirmado, pedido em separação, pedido envido, pedido entregue. Com um volume de vendas baixo, 1 a 5 pedidos por dia, você até pode controlar esse fluxo manualmente, mudando o status de cada pedido na mão. Mas com o aumento das vendas isso se torna uma grande perda de tempo!

Procure plataforma que forneçam a automação do fluxo de vendas com troca dos status dos pedidos de forma automática ao máximo.

Por exemplo:

Pagamento foi confirmado? O pedido muda para pagamento confirmado e avança no fluxo.
Com o pagamento confirmado também é possível gerar e etiqueta de correios ou transportadoras automaticamente e abastecer o código de rastreio diretamente no pedido e mudar seu status ao final para “pedido em separação”
Tão logo seu parceiro logístico colete o pacote na sua empresa, com integração, é possível mudar o status do pedido para “pedido enviado” e avisar o cliente na mesma hora!

Abaixo o painel de fluxo de vendas automatizado de uma Plataforma de Ecommerce

Recursos de SEO

Com os anúncios se tornando cada vez mais caros o SEO volta a ter forte significância para uma estratégia de comunicação e visibilidade para o seu negócio.

SEO são técnicas para melhor dizer ao Google sobre o que o seu site fala de forma a receber o máximo de pontos possíveis para que você apareça em melhores posições quando alguém pesquisar pelo o que você vende.

Trabalhar os títulos de páginas e produtos (Title e H1) de produtos e categorias é extremamente importante, além de vários outros aspectos de SEO!

O SSL (Certificado Digital 256 bits) é extremamente importante para o SEO, verifique se a plataforma cobra pelo SSL ou se ele já vem incluso no seu plano!

Se quiser aprender mais, vale assistir essa aula gratuita de SEO.

Exemplo da aplicação de técnicas de SEO em um Produto de forma personalizada e diferente entre cada ponto.

 

Recursos para Promoções

Criar o catálogo de produtos é só o primeiro passo de uma loja virtual. O que gera vendas de verdade é criar promoções específicas e com base nos comportamentos de seus consumidores o tempo todo. Abuse da criatividade!

  • Ofereça descontos por quantidade de produtos comprado de uma determinada marca.
  • Ofereça um brinde para compras acima um valor X.
  • Crie campanhas de descontos automáticos no carrinho com base nos produtos inseridos (depois você pode faz remarketing nos carrinho abandonados!)
  • Utilize programas de pontos de fidelidade para estimular a recompra da sua base de clientes
  • Espalhe cupons de desconto de formas variadas em seu blog, redes sociais e sites parceiros!

Essas são apenas algumas dicas, não se limite apenas a “cadastrar produtos” e achar que o serviço está feito! Utilize recursos promocionais ao máximo!

Rastreamento de Anúncios

É importante que sua plataforma ofereça opção para instalação dos códigos de rastreamento de anúncios pagos como anúncios no Google ou Facebook.

Só assim você poderá ter uma noção do quanto suas campanhas estão gerando de receita para o seu ecommerce.

Procure saber sobre utilização do Pixel de Facebook, Rastreio de Eventos do Pixel, Tag de Google Analytics e Google Ads pelo menos!

 

Personalização do Visual da Loja Virtual

Templates são ótimas formas de aplicar um visual legal, mas o mesmo template que você usa, centenas de outras lojas podem estar usando! E ai?

É importante que a plataforma ofereça formas de personalizar e organizar os conteúdos de forma bem livre para que você tenha um visual cada vez mais único e diferenciado!

Converse com o suporte das plataformas que você está analisando e pergunte por lojas virtuais com layouts bem diferentes ou personalizados para ter uma boa noção.

E claro, utilize os recursos de personalização do layout bem como recursos para inclusão de conteúdos como troca de posição de banners na página inicial, banners nas páginas de categorias entre outros.

Exemplo de recursos de personalização de uma loja virtual

Comissão Sobre Vendas

Cada vez mais, boas plataformas tem cobrado comissões sobre suas vendas online, mas ainda há opções que não cobram essa taxa que pode significar o maior de seus custos com vendas online!

Ou seja, não adianta assinar um plano pequeno se quando você começar a vender 5 ou 10 mil reais, o valor mais do que dobra!

É comum investir mais na plataforma conforme suas vendas crescem, mas isso pode ser feito de forma a não cobrar sobre CADA VENDA QUE VOCÊ REALIZA e sim sobre um faixa de porte da sua operação. Essa grana toda economizada pode ser convertida em verbas de anúncios no seu Marketing!

 

Espero ter mostrado um ponto muito além do trivial para que você faça uma escolha inteligente do parceiro de plataforma de loja virtual para o seu ecommerce.

Sucesso nas vendas!

 

Foto de capa por senivpetro – br.freepik.com

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>