É impressionante como mesmo diante da crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19, houve um crescimento do e-commerce. De acordo com a Associação Brasileira de E-commerce (ABComm), ocorreu um aumento de aproximadamente 18% no setor se comparado ao ano anterior, atingindo em receita pelo menos R$ 106 bilhões. Além disso, as projeções indicam que esse cenário pode melhorar ainda mais.
Conforme um relatório divulgado pela Neotrust, ao longo dos três primeiros meses de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras em lojas online. Um acréscimo de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado que resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões (72,2% a mais do que em 2020).
E se no começo do ano o esperado era a chegada da nova variante do coronavírus e, consequentemente, a redução da intensidade dessa expansão, nos deparamos com uma surpresa agradável que foi o avanço ainda mais acentuado das vendas no e-commerce.
Diante deste cenário e expectativas, surge um questionamento: como aproveitar o boom do crescimento do e-commerce? Continue a leitura e veja algumas dicas importantes.
5 dicas para se beneficiar do crescimento do e-commerce
1 | Tenha uma presença digital
A primeira dica para quem deseja aproveitar o crescimento do e-commerce é ter uma presença digital. Mas, afinal, o que é isso? Bem, de forma objetiva, significa o modo como a sua marca se posiciona na internet, gerando valor para os usuários e se relacionando com o público.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira está cada vez mais conectada. De acordo com o levantamento, 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet, um aumento de 3,6 pontos percentuais em relação a 2018.
E nesse momento pode ser que você esteja se perguntando o que esses dados representam para o seu negócio. A resposta é: TUDO! Com o número elevado de potenciais clientes online e também de concorrentes é fundamental que a sua empresa também esteja bem posicionada na internet. Lembre-se daquele ditado antigo de que “quem não é visto não é lembrado”.
Portanto, investir em marketing digital irá ajudar você não somente a divulgar a sua marca, mas, principalmente, fidelizar seus clientes e, dessa maneira, vender seus produtos e serviços.
2 | Crie um site ou blog
Isso mesmo, criar um site ou blog, e se possível os dois. Afinal, por mais que as redes sociais sejam incríveis e auxiliem muito no crescimento do e-commerce, é essencial ter o seu domínio na internet. Ou seja, um cantinho para chamar de seu.
Veja um exemplo prático de como isso é relevante: Sabemos que os canais como Facebook, WhatsApp e Instagram são uma excelente ferramenta para aumentar a sua presença digital como explicamos acima e potencializar suas vendas. Entretanto, é extremamente arriscado investir toda a sua energia em plataformas que não são suas e podem apresentar instabilidades ou até mesmo “sumir” com o passar dos anos.
Recentemente diversas empresas que trabalham com a plataforma mLabs, empresa de gerenciamento de redes sociais, tiveram seus posts apagados no Facebook e no Instagram. A mLabs foi punida pelo Facebook e posts de clientes ficam fora do ar. Além disso, também foram desativados o app de desenvolvedor da mLabs, as páginas comerciais da empresa, o grupo do Facebook e os perfis de fundadores e administradores responsáveis pela integração do app mLabs com o Facebook. O resultado: mais de 330 mil empreendedores foram afetados por essa punição.
Assim, ter o seu próprio site é sinônimo de liberdade e segurança, uma vez que você não fica à mercê das regras impostas pelas plataformas e aplicativos, nem de vir a sofrer punições ou perder seus conteúdos parcial ou totalmente a qualquer momento.
3 | Invista em SEO
SEO, Search Engine Optimization, que em português quer dizer Otimização para mecanismos de busca é um conjunto de técnicas para otimização para sites, blogs e páginas na internet no geral. Quando o seu negócio investe em SEO, suas chances de se destacar e ser encontrado pelos consumidores nas primeiras páginas do Google aumentam de modo considerável.
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Isso porque, conforme usuários do Google, 90% deles clicam apenas nos resultados que aparecem na primeira página de busca. Logo, essa estratégia é primordial para gerar leads, aumentar seu número de clientes e proporcionar o crescimento do e-commerce.
4 | Entenda o perfil do seu consumidor
O perfil do consumidor se transforma constantemente, e quando você almeja o crescimento do e-commerce é de extrema importância que compreenda os desejos dos seus potenciais clientes. Entender o que eles querem ajuda a descobrir em quais ambientes digitais eles estão inseridos, e quais as melhores estratégias devem ser utilizadas para vender seus produtos ou serviços.
5 | Valorize a experiência do usuário
A Experiência do Usuário (em inglês, User Experience – UX) diz respeito ao que uma pessoa sente ao interagir com uma empresa, especialmente em um contexto de site, aplicação web ou outra tecnologia digital. Em outras palavras, é o ato de se colocar no lugar do cliente e avaliar o seu site, funcionalidades e navegabilidade dele pela ótica do consumidor.
Ao fazer isso visando o crescimento do e-commerce você deve sempre se questionar: “e se eu precisasse comprar algo no meu site, gostaria que ele fosse assim?”. Nunca esqueça também do quanto é importante fazer o consumidor se sentir único e especial.
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