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De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) divulgados ao final de 2022, o Brasil atualmente conta com mais de meio milhão de e-commerce de todos os tamanhos.
Entender sobre a organização de tarefas em um e-commerce é algo relativamente simples, mesmo para quem ainda não tem experiência na área. Embora conhecimentos técnicos sejam requeridos, o planejamento em si é similar ao de qualquer outra área, incluindo aquelas da nossa vida pessoal.
Quando estamos prestes a viajar, é preciso escolher um destino, comprar passagens, reservar hospedagens, separar as malas… Tudo isso é essencial ao passeio, com suas ausências significando dores de cabeça. Acontece a mesma coisa com as tarefas relacionadas a um negócio na internet.
A organização das tarefas na gestão de um e-commerce é sentida tanto pelos profissionais que realizam os trabalhos, quanto pelos clientes. Por conta disso, vale discorrer sobre pontos específicos, entre o que deve ser evitado, ferramentas que podem ser usadas e benefícios observados.
Quais são os principais problemas decorrentes da desorganização em e-commerce?
Antes de falarmos sobre o impacto positivo da organização de tarefas na gestão de um e-commerce (bem como ferramentas que podem ajudá-lo), é preciso ressaltar os principais problemas decorrentes da falta de organização. A partir dos prejuízos observados aqui, algumas lições são aprendidas.
Em relação aos consumidores, os principais problemas acabam sendo os atrasos nas entregas (ou mesmo, em alguns casos, o extravio de pedidos), desatualização de estoque no site, erros em preços e descrições de produtos, comunicação ineficaz sobre problemas encontrados e outras situações.
Já para a empresa, observa-se a incapacidade de direcionar estratégias de marketing (devido a falta de dados), afastamento de possíveis talentos em processos seletivos e abertura para que competidores captem o público-alvo. Tudo isso resulta em perda de valores e fechamento das portas.
Qual ferramenta pode ser usada para melhorar a organização de tarefas?
Um exemplo de ferramenta que faz toda a diferença na gestão de um e-commerce é o Kanbanize da Businessmap. Essa solução de software de ágil escalado permite dimensionar o ágil e a mentalidade ágil em toda a empresa, priorizando a melhoria contínua do desempenho por meio da troca constante de feedback.
Conceitos como colocar indivíduos (clientes e colaboradores) e suas interações acima de processos, a colaboração direta com o cliente e a adaptabilidade ao mercado são alicerces do programa que devem estar presentes na organização de tarefas e estratégias dentro de um e-commerce.
É preciso destacar que o ágil em escala requer integração total entre os setores do e-commerce, a fim de que as respostas não tomem mais tempo do que o necessário. Isso vale tanto para o aproveitamento de oportunidades quanto para a correção de eventuais erros na gestão de projetos.
Quais os benefícios da organização de tarefas em um e-commerce?
Da mesma forma que fizemos em parágrafos anteriores, quando trabalhamos os prejuízos decorrentes da desorganização, é uma boa escolha separarmos os benefícios entre aqueles com reflexos nos clientes e os que impactam internamente a empresa. E as vantagens são múltiplas.
Clientes ganham um acompanhamento mais detalhado para compra e durante a entrega de seus produtos, preços podem ser reduzidos graças a margens de lucros maiores, a comunicação com a empresa se torna mais efetiva e os problemas mencionados antes são minimizados ou eliminados.
A empresa melhora o controle de todas as etapas funcionais, como acompanhamento do estoque, diminuição de erros no processamento de pedidos, crescimento da produtividade, melhores análises e notas por parte dos clientes e redução de custos decorrentes de erros na comunicação e entrega.
A adequada organização de tarefas de um e-commerce acaba sendo o que diferencia negócios bem-sucedidos daqueles que nunca conseguem prosperar. É claro que existirão tropeços pelo caminho, mas com uma gestão preocupada em agilizar tarefas, erros eventuais são facilmente corrigidos.