A venda de imóveis em BH através da Internet tem se tornado cada vez mais interessante inclusive no mercado imobiliário. De fato, a busca por diferentes tipos de imóveis muitas vezes não é mais feita somente com uma visita até uma imobiliária. Com efeito, a procura por uma nova casa ou apartamento, seja para alugar ou comprar, tem começado na web.
Isso porque é muito mais fácil e prático fechar negócio ou no mínimo encontrar algum apartamento em Belo Horizonte que te desperte o interesse sem necessitar sair de casa para essa finalidade. Por conta disso, muitas empresas do ramo imobiliário viram no digital a chance de ampliarem suas vendas, por meio de e-commerces, nos quais tem a oportunidade de divulgar os imóveis.
A relação entre e-commerce e mercado imobiliário
Com empresas oferecendo entrega no mesmo dia, embalagem para presente, envio para a loja e outras vantagens de e-commerce, os consumidores estão optando por fazer mais compras online.
À medida que o e-commerce continua a crescer, setores como o imobiliário comercial estão se adaptando para oferecer soluções mais ideais para apoiar os objetivos do e-commerce. O comércio eletrônico mudou o que as empresas procuram em suas instalações imobiliárias e desenvolveu o que agora é esperado nos centros de distribuição de hoje.
Muitas vezes não se pensa na interseção da gestão da cadeia de abastecimento e imóveis, mas a relação remonta a um longo caminho na função de distribuição e armazém e agora com a mudança para o e-commerce, é mais importante e visível do que nunca antes.
Alguns dos benefícios de fazer compras online são um número quase infinito de produtos para ler, entrega rápida e opções de devolução flexíveis. Devido às formas cada vez maiores com que os consumidores podem fazer compras e receber compras online, a cadeia de abastecimento tradicional teve que se reajustar e levou a demanda por imóveis industriais a níveis quase invisíveis.
Com tantas maneiras de levar os produtos aos consumidores, as operações da cadeia de suprimentos de e-commerce exigem mais espaço de armazenamento e logística – normalmente três vezes mais do que uma cadeia de suprimentos tradicional.
Mas nem toda demanda é criada da mesma forma. A cadeia de suprimentos de comércio eletrônico precisa de um espaço de logística eficiente que facilite a movimentação rápida de mercadorias para os consumidores. Afinal, com cada vez mais os principais varejistas omnicanal oferecendo remessas em dois ou até mesmo um dia, as mercadorias precisam passar pelo processo o mais rápido possível.
Os impactos do e-commerce no comércio em geral e na venda de imóveis
A tecnologia tem influência em todas as áreas de nossa vida. E-books sobre livros de capa dura, e-papers sobre jornais, e-mails sobre cartas e outros enfeites. As quedas de presença em lojas físicas não são substituídas por cliques em sites e lojas virtuais.
O setor de comércio eletrônico cresceu rapidamente e chegou até mesmo a setores que não eram pensados, como o imobiliário.
Os hábitos de compra da geração mais jovem mudaram para plataformas móveis e digitais. Esta é a razão pela qual as empresas se transformaram em uma versão online, tendo a ajuda da tecnologia de comércio eletrônico.
Os clientes estão ficando mais confortáveis com o uso do comércio eletrônico no setor imobiliário, pois oferece compra mais fácil e tempo de entrega mais rápido.
O setor imobiliário está reagindo às novas tendências de mercado e reavaliando seus modelos e estratégias de negócios. O eCommerce está ajudando o mercado a se adaptar às novas tendências e tecnologias e a se manter atualizado. Segundo pesquisas de mercado, os jovens são compradores sábios.
Eles visitam shoppings e lojas físicas para verificar os produtos, sua textura e toque físico e, em seguida, verificam o mesmo produto online para verificar se há alternativas e opções de preço. Isso dá mais clareza e opções de compra aos compradores interessados.
As empresas estão trabalhando com sites de comércio eletrônico para encontrar depósitos em cidades metropolitanas e outros locais importantes para permitir uma entrega mais rápida.
Os varejistas convencionais e digitais estão aprendendo novas tendências de marketing para se conectar com seus públicos-alvo. As lojas de varejo não estão apenas ficando online, mas garantindo uma presença offline para fins de centro de serviços e manutenção.
Os varejistas estão tentando inovar e retrabalhar sua experiência com o produto na loja, o que os está ajudando a enfrentar a concorrência online e manter a retenção de clientes.
Os varejistas estão criando uma estratégia omnicanal que os ajuda a diversificar suas atividades de vendas e marketing em vários canais online, como dispositivos móveis, na loja, mídia social, etc.
Há agora um número crescente de startups que ajudam a facilitar esse processo de casas de propriedade de investidores. Em alguns casos, os investidores agora podem comprar um imóvel alugado sem vê-lo e nunca precisam visitar o imóvel. Isso está muito longe da prática, a administração precisava ter um imóvel para alugar há apenas uma década.
Considerando que as listagens só podiam ser atualizadas de forma limitada na era da mídia impressa (uma vez por dia, ou mesmo uma vez por semana para alguns jornais), o banco de dados online de hoje fornece atualizações quase instantâneas … o que significa que os agentes e compradores não perder seu tempo perseguindo casas indisponíveis!
Uma vez, as listagens estavam disponíveis apenas para agentes licenciados verem! Agora, graças ao advento de sites de imóveis de terceiros os próprios compradores têm acesso fácil a um estoque mundial de casas.
Esqueça a distribuição de folhetos “À venda”! Agora, compradores, vendedores e agentes podem compartilhar listagens, informações de open house e muito mais com apenas o clique de um botão. Do Twitter ao Instagram e ao Facebook, a mídia social revolucionou a forma como divulgamos as últimas casas à venda.
Agora você entende o como e o quanto o e-commerce afetou a compra de um apartamento ou de uma casa. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!