Meta: Aumentar o envolvimento do cliente de comércio eletrônico é um grande desafio atualmente, quando a capacidade de atenção da maioria dos usuários se tornou mais curta. Usar elementos de jogos é uma ótima opção para lidar com isso.
As plataformas de comércio eletrônico estão evoluindo com recursos mais inovadores que podem aumentar o interesse dos usuários. Uma estratégia é usar o marketing de gamificação.
Jogar é uma atividade extremamente popular. Vários jogos estão disponíveis atualmente, cada um com seu próprio público. Muitos gostaram de jogar o jogo viral Among Us durante a pandemia, mas outros preferem jogar slots RTP.
No entanto, os elementos de jogos não estão presentes apenas em plataformas ou aplicativos de jogos. Muitas plataformas que não são de jogos injetaram técnicas de jogos para aumentar o envolvimento do usuário. Por exemplo, o Google usa doodles interativos em sua página inicial, e o aplicativo educacional Duolingo emprega pontos, emblemas e status semelhantes aos de um jogo.
No comércio eletrônico, a gamificação aumenta as vendas em lojas digitais, seja para ativos digitais ou itens físicos.
A pandemia da COVID-19 ampliou nossa dependência das plataformas de comércio eletrônico. Com o declínio gradual do interesse do cliente, os proprietários de empresas agora reconhecem a urgência de implementar a gamificação para envolver melhor os clientes.
Formas de gamificar o comércio eletrônico
A gamificação é uma das muitas soluções para alguns sites de comércio eletrônico. É essencial garantir que todos os elementos de gamificação incorporados estejam de acordo com o público-alvo e com o plano geral de marketing. Se for bem ajustado, ele pode aumentar significativamente as taxas de conversão.
Há muitas estratégias de gamificação, mas aqui estão algumas das mais populares.
Caça ao tesouro: Um jogo solicita que os usuários procurem itens específicos (gráficos, palavras etc.) em seu site, com recompensas para os participantes bem-sucedidos. Esse tipo de estratégia pode direcionar o tráfego para as páginas mais importantes do site. Essas táticas de gamificação motivam os usuários a se envolverem e criam uma atração inicial.
Roda da fortuna: Esse recurso de jogo pode permitir que os usuários ganhem códigos promocionais ou descontos. A Roda da Fortuna emocionará os clientes de comércio eletrônico e transformará os visitantes casuais do site em compradores em potencial.
Sistema de status, pontos e distintivos: Os sites de comércio eletrônico podem implementar um programa de recompensas com diferentes níveis identificados por emblemas ou status para seus clientes. Para atingir um nível mais alto, os clientes devem ganhar pontos de fidelidade. Esses pontos podem ser obtidos de várias maneiras que beneficiam a plataforma. Por exemplo, assinando boletins informativos promocionais, escrevendo avaliações, compartilhando nas mídias sociais etc. Quanto mais alto for o nível, mais valiosas serão as recompensas, como um voucher de desconto maior. Esse método é bom para criar fidelidade à marca e atrair mais usuários.
Testes de comportamento divertidos: Os clientes respondem a questionários que podem levá-los a encontrar os produtos mais adequados para eles. Dessa forma, a plataforma pode aumentar as vendas e usar os dados gerados para entender a base de usuários e a demografia da plataforma. O nível de tração dos produtos vendidos no site também pode ser avaliado.
Competições: A plataforma de comércio eletrônico pode oferecer um determinado produto como recompensa por uma competição realizada no site ou nas mídias sociais. Essa estratégia também pode atrair não consumidores por meio da motivação de ganhar o prêmio.
Exemplos de gamificação no comércio eletrônico
Muitas plataformas de compras on-line implementaram com sucesso estratégias de gamificação e colheram os benefícios. De fato, até o momento, os especialistas informam que até 70% das empresas do Global 2000 (as 2.000 maiores empresas do mundo) usam a gamificação.
A varejista chinesa de fast-fashion Shein usa uma estratégia de sistema de pontos em sua plataforma on-line. Esses pontos podem ser trocados por descontos de até 70 percent em um pedido, com uma taxa de conversão de US$ 1 para cada 100 pontos ganhos.
A Shein também usa a estratégia de competição incentivando os usuários a participar de “concursos de roupas”. Os participantes devem publicar fotos de si mesmos usando roupas nas mídias sociais. Esses trajes devem ser montados com itens comprados na Shein
A plataforma on-line da Lacoste é uma das muitas que usam recursos de jogos. Sua loja visual em 2023 usa elementos de caça ao tesouro para que os usuários ganhem vouchers e descontos. O site tem um varejo orientado para o metaverso que cria uma experiência única.
Outro exemplo é a loja on-line de Karl Lagerfeld para sua coleção de pixels da primavera de 2020. Ela usou um conceito de videogame em estilo vintage que lembra o clássico jogo Pacman.
Um jogo real também estava no site com a famosa gata de Karl, Choupette. Os clientes podiam coletar o máximo de itens de bônus especiais de Karl enquanto derrotavam os inimigos de Choupette – os cães. Os ganhadores foram recompensados com uma sessão de compras na loja de Karl Lagerfeld.
Enquanto isso, a marca francesa de cosméticos Clarins usou a estratégia da Roda da Fortuna para aumentar sua lista de e-mails. O jogo chama-se Beauty of Wheel, em que os usuários giram a roda e recebem cupons de desconto.
O jogo levou a aumentos substanciais no LTV (Lifetime Value), na retenção e no ROAS (Return on Advertising Spend) entre os novos usuários. A Clarins alcançou uma taxa de impressão por lead de 45%, superando o padrão do setor.