Como ter engajamento no instagram: identidade visual, conteúdo e muito mais!

Em dúvida sobre como ter maior engajamento no Instagram? Veja aqui 15 dicas poderosas para melhorar suas postagens e aumentar os seguidores.

Por que é importante ter engajamento no Instagram?

Se você pretende aumentar as vendas de seus produtos ou serviços, fazer parcerias com empresas ou promover sua imagem, fortalecer o engajamento no Instagram é uma boa ideia. Especialistas de marketing digital do mundo inteiro utilizam essa plataforma para ter maior visibilidade e construir um senso de comunidade em torno de uma marca.

Quem conquista um número elevado de seguidores ativos atrai mais oportunidades de negócios. O melhor de tudo é que você pode conquistar um grande sucesso nessa rede social sem gastar nada ou com um custo muito baixo.

Contudo, é importante saber de que maneira e por onde começar. Pensando nisso, este texto será útil para você descobrir como ter maior engajamento no Instagram. Nele, há 15 estratégias comprovadas que trazem os melhores resultados na plataforma. Confira!

 

Como ter engajamento no Instagram

Desde o horário até detalhes sobre a forma como responde comentários influenciam na quantidade de seguidores que acompanham sua página no Instagram. Então, veja as dicas que estão na sequência para ter um engajamento alto na rede social.

 

Faça uma boa identidade visual para o seu perfil no Instagram

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos como cores, fontes e logotipos que lembram uma marca. Com a utilização desse recurso, fica mais fácil criar uma conexão emocional com os seguidores. Assim, o usuário do Instagram que entrar na sua página terá maior facilidade de se recordar dela e isso favorece o engajamento.

Essa representação visual precisa ser forte para permanecer na memória das pessoas. Então, para desenvolver sua imagem, estude a psicologia das cores e avalie quais tons possuem relação com seu perfil. Também considere o tipo de fonte, por exemplo, conteúdo com humor que pedem letras mais descontraídas.

 

Saiba qual é o melhor horário para as postagens

O melhor horário para fazer postagens varia conforme o perfil dos seguidores que você deseja conquistar. Nas contas comerciais tem um recurso chamado Instagram Insights que informa a que horas, dias da semana os usuários estão online. Além disso, existem mais dados que são úteis para alcançar um bom engajamento com o público-alvo.

Caso você não tenha acesso a essa ferramenta, lembre-se que de modo geral o horário ideal para publicar na rede social é durante a semana, de segunda a sexta-feira, entre as 9h e às 11h ou entre as 13h e às 15h. Além disso, evite postar no final de semana e após as 21h, no período da noite e madrugada.

 

Preste atenção em quais são as melhores hashtags e trends do momento

As pessoas entram em uma página nova no Instagram, quando algum influenciador menciona o perfil ou ao pesquisar algo relacionado ao segmento. Portanto, para ter um aumento no engajamento escolha as hashtags populares que envolvam seu ramo.  Descobrir os assuntos que estão em alta é um desafio, mas é possível encontrá-los.

Algumas estratégias que você pode usar nesse sentido é procurar seguir outras contas que atuem no mesmo nicho. Pesquise termos da sua área, por exemplo, se seu tema principal for “musculação”, busque hashtags como “fitness”, “saúde”, “treino”, etc. Também considere tópicos que são tendências em outras redes sociais como Twitter.

 

Tenha CTAs nas postagens

CTA significa Call-to-Action ou Chamada para Ação trata-se de um recurso de marketing digital utilizado para incentivar os usuários a fazer algo como clicar em um link ou comprar um produto. Você pode adicionar essa estratégia nos seus posts, nas legendas, nas imagens, nos stories ou vídeos do Instagram.

Para ter maior interação na sua página e conquistar mais engajamento, você pode usar frases como “Gostou deste post? Deixe um comentário e nos diga o que achou!”. Também experimente “Marque um amigo que precisa ver isso!” ou “Clique no link da nossa bio para saber mais sobre o assunto!”.

 

Faça postagens no Instagram com frequência

Quanto mais conteúdo de qualidade houver na sua conta do Instagram, maiores são as chances de atrair novos seguidores e manter o interesse dos usuários já existentes. A quantidade ideal de publicações varia conforme objetivo, público-alvo e conteúdo. Mas duas postagens por semana costuma ser o ideal para conquistar um bom engajamento.

Contudo, faça testes, observe como as pessoas reagem com mais ou menos material para visualizar. Crie um cronograma com datas, temas, hashtags, formato utilizado e outras informações necessárias. Assim, você conseguirá se organizar com bastante facilidade e entregar conteúdo realmente útil para seus seguidores.

Utilize os stories e reels ao seu favor

Os stories do Instagram estão entre as táticas que mais geram engajamento na plataforma. As pessoas interagem com esse tipo de postagens que acaba aparecendo para mais gente. Então, não abra mão dessa ferramenta e acrescente os elementos que aumentem a interação como as caixas de perguntar, enquetes, marcação de perfis etc.

Os vídeos divulgados como reels são mais interessantes e envolventes para o usuário. No entanto, para uma filmagem ter um grande alcance é aconselhável que ela apresente uma imagem de qualidade nítida. Incluir uma música de sucesso no momento, não ultrapassar mais de 1 minuto também traz bons resultados.

 

Faça interações com o seu público

Trate seus seguidores como amigos, além de ver os comentários que eles fazem, também se lembre de compartilhar seus conteúdos. Na medida do possível, curta ou dê sua opinião sobre suas fotografias. Nunca deixe tirar as dúvidas e da mesma forma, faça perguntas relevantes a eles para ter um ótimo engajamento.

Na bio ou nas stories procure mostrar sua personalidade ou da sua marca para que as pessoas conheçam e se identifiquem com o perfil. Descubra as características do público-alvo como idade, profissão, gostos, interesses e outros. 

 

Produza conteúdos de boa qualidade

Lembre-se sempre que conteúdo medíocre não traz engajamento, por isso se esforce para entregar algo interessante para pessoas combinado com seus objetivos. Observe como reagem às suas postagens e faça ajustes. Use as ferramentas analíticas do Instagram para rastrear o desempenho e descobrir o que funciona melhor para o seu público.

Procure compartilhar histórias autênticas e emotivas, fale sobre si mesmo ou sobre a sua empresa, desafios enfrentados e superados. Em vídeos ou imagens dê dicas, por exemplo, de como usar o seu produto, ter uma pele bem cuidada, receitas ou exercícios físicos. Use vídeos engraçados e memes que permitam mostrar o lado divertido da sua marca. Além disso, fotos em alta resolução só é possível publicar por meio de iPhones, pois a plataforma sempre abaixa a qualidade das imagens quando elas são tiradas por celulares ou aparelhos de outras marcas. Portanto, é sempre recomendável ter um iPhone caso trabalhe com conteúdos para o Instagram.

 

Não se esqueça de repostar quando for mencionado em outros perfis

Se alguém fizer um comentário positivo sobre seu produto ou serviço, compartilhe esse feedback nas suas postagens. Além disso, deixe uma mensagem carinhosa para o seguidor e agradeça pela confiança. Isso ajuda a aumentar a credibilidade na sua marca e também é bom para ter maior engajamento no Instagram.

Outra estratégia que você pode utilizar é criar um concurso de para repostar. Por exemplo, ofereça um kit de um produto novo ou uma aula grátis para 10 seguidores que mencionarem mais vezes sua marca nas suas publicações durante uma semana. Considere ainda dar um prêmio de consolação para aqueles que não alcançaram a meta.

 

Faça lives no Instagram

As transmissões ao vivo no Instagram (lives) são uma ótima maneira de conquistar mais engajamento dos seguidores. Você pode usá-las para responder dúvidas frequentes, entrevistar convidados, demonstrar serviços ou uso de produtos, criar eventos e mais. Para garantir o sucesso da sua live, escolha um tema interessante e anuncie com antecedência.

Lembre-se que a imagem deve ser nítida e o áudio claro, portanto use bons equipamentos. Com um smartphone é possível fazerBrasil na Web isso, mas para o vídeo ter boa qualidade, assegure-se que a câmera consiga, pelo menos, gerar imagens HD e áudio satisfatório. Aliás, para ver ótimos modelos veja também Os Melhores Celulares para Gravar Vídeos.

 

Faça conteúdo que o público pode interagir com você

Quando os seguidores interagem com suas publicações, isso aumenta o alcance delas. O algoritmo do Instagram tende a mostrar para mais pessoas os conteúdos com mais curtidas e comentários. Além disso, todo esse relacionamento promove um senso de comunidade em torno de uma marca.

Então, para ter um bom engajamento nessa rede social você pode postar uma enquete e incentivar os seguidores a responderem nos comentários. Também existe a opção de apresentar um desafio como montar uma maquiagem, realizar um exercício ou passo de dança. Além disso, os stories possuem recursos que servem para gerar mais interação.

 

A geolocalização no Instagram pode te ajudar

É possível conquistar seguidores se você mencionar uma região no Instagram. Sendo assim, inclua uma localidade nas fotos e vídeos publicados no feed e use sticker no stories. Geralmente, um termo específico como o nome de uma praça ou monumento costuma trazer melhores resultados do que somente utilizar o nome da cidade.

Aliás, se você possui uma loja física não abra mão desse recurso para ter um engajamento de sucesso com os moradores do lugar. Utilizar as hashtags que tem relação com um evento local, bairro e cidade nas postagens atrai novos seguidores, mas não se esqueça de que o conteúdo deve ser interessante para o visitante.

 

Mencione e fale com outros perfis

Ao marcar outros perfis no Instagram, você pode alcançar um engajamento maior porque as pessoas que seguem esses perfis também se interessarão pela sua postagem. Caso elas achem que o conteúdo é relevante compartilham com outros seguidores. Há ainda outras vantagens como a chance de estabelecer colaborações, parcerias e até mesmo amizades.

Contudo, só se refira a outras páginas do Instagram que estão relacionadas ao tema da publicação. Dê preferência a perfis que demonstrem ter autoridade no seu segmento e geram mais credibilidade. Além de contar com um grande número de seguidores ativos, verifique se os valores e comportamentos desse influenciador condizem com os seus.

 

Não se esqueça de responder comentários e mensagens diretas

Ao responder comentários e mensagens, você desenvolve um diálogo direto e um senso de comunidade com as pessoas. Isso incentiva os visitantes a continuar a se envolver com suas postagens e até mesmo a compartilhá-las com os amigos. Consequentemente, essas interações levam sua conta a ter um aumento no engajamento no Instagram.

Para conseguir esse benefício é importante que nas respostas você seja autêntico e pessoal. Demonstre aos seus seguidores como está interessado em ouvir o que eles têm a dizer e que se importa. Não demore a dar um retorno, observe o tom antes de responder e quando for possível, inclua hashtags relevantes.

 

Pense em fazer sorteios

Quem não fica feliz por ganhar alguma coisa sem pagar? Ninguém, não é mesmo? Então, use esse fato ao seu favor. Para ter maior engajamento no Instagram, pense em montar um sorteio relacionado a sua área. Ofereça um prêmio para quem fizer ações como seguir a conta, curtir a postagem ou marcar amigos nos comentários.

Faça do sorteio uma atividade divertida para diminuir a chateação daqueles que não ganharem. Também seja transparente durante todo o processo e evite fazer promessas exageradas ou usar termos como “todos os participantes ganham um prêmio”. Fora isso, considere oferecer incentivos de consolação para agradecer a participação.

 

Aproveite as dicas de como ter engajamento e aumente seu público no Instagram!

Ter um engajamento alto no Instagram gera muitos benefícios, mas, como você viu, é uma tarefa que exige dedicação. Portanto, lembre-se de criar uma identidade visual nas suas postagens, incluir hashtags relevantes e CTAs que aumentem a interação. Procure publicar conteúdo útil em horários mais favoráveis para seu seguidor ver.

Não se esqueça de que também é importante manter uma constância e é possível utilizar diferentes formatos de publicação como as stories, reels e lives. Outras estratégias são responder seguidores, mencionar outros perfis e realizar sorteios. Assim, com o uso dessas técnicas será mais fácil seu perfil ganhar destaque nessa rede social.

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