No meio digital existem vários bons cursos online sobre marketing digital, empreendedorismo, vendas, e por aí vai… Mas eu gosto de uma boa leitura, bons livros são atemporais e hoje vou sugerir uma leitura com com mais de 30 anos de publicação e atual mesmo para os interessados em negócios digitais.
O livro “O Mito do Empreendedor”, escrito por Michael E. Gerber é uma obra que desafia a ideia comum de que o sucesso empresarial é alcançado apenas por meio do empreendedorismo individual e da paixão pelo negócio. O autor adverte que a chave para um negócio bem-sucedido é a implementação de sistemas e processos eficientes.
Com experiência em consultoria empresarial, Gerber explica que é comum empreendedores falharem porque, embora, apaixonados por seu negócio, possuem poucas habilidades para gerenciá-lo. Ele afirma que muitos empresários de pequenas empresas se tornam vítimas de seu próprio sucesso, ficando presos em tarefas operacionais e perdendo a visão geral do seu negócio.
O livro “O Mito do Empreendedor” também é relevante para aqueles que estão pensando em iniciar um e-commerce. Com o crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos, muitos empreendedores acreditam que podem alcançar o sucesso simplesmente criando uma loja virtual e promovendo seus produtos online. Infelizmente não tem sido tão simples assim.
No entanto, ao ler o livro você vai perceber que publicar a loja online não é suficiente para garantir o sucesso de um negócio de e-commerce. Assim como em qualquer outro tipo de empresa, é necessário ter processos e sistemas bem definidos para garantir que tudo funcione bem e de maneira eficiente e sustentável.
Por exemplo, é importante ter uma estratégia clara de marketing digital para atrair clientes para a loja online, bem como um processo de gerenciamento de estoque e de atendimento ao cliente para garantir que os pedidos sejam entregues com eficiência e satisfação do cliente.
No livro o autor (Gerber) destaca a importância da delegação de tarefas para que o gestor ou proprietário do e-commerce possa se concentrar nas estratégias comerciais, como desenvolvimento de novos produtos, publicidades, estratégias de expansão e até o gerenciamento financeiro.
Eu gosto muito deste livro e sempre recomendo aos meus alunos que leiam antes de iniciar um projeto e-commerce. Adotar a abordagem apresentada em “O Mito do Empreendedor”, vai ajudar aos empresários que desejam montar sua primeira loja virtual a criar um negócio sustentável com grandes chances para crescer e prosperar. Com processos eficientes e sistemas bem definidos, é possível criar uma loja virtual que ofereça uma excelente experiência ao cliente e que se destaca em um mercado cada vez mais competitivo.
Ao ler “O Mito do Empreendedor”, os empresários podem obter uma nova perspectiva sobre como alcançar o sucesso empresarial. Ainda é muito comum no, segmento de e-commerce, o empresário acreditar que consegue resolver tudo sozinho, ele acredita que vai economizar mas a verdade é que ter um e-commerce requer conhecimento e habilidades multidisciplinares e realmente vai descobrir que será preciso aprender a delegar. O livro incentiva os empreendedores a sair do papel de “fazedor” e se tornarem “organizadores”, liderando suas empresas com visão estratégica e implementando processos.
De fato, a leitura de “O Mito do Empreendedor” é importante e recomendada para qualquer pessoa que esteja pensando em começar um e-commerce ou que já tenha uma loja virtual publicada e em funcionamento. Sim é um livro escrito na década de 80, mas é atual em muitos aspectos.
Definir e implementar processos em seu e-commerce pode ser definidor para o seu negócio. E ter orientação profissional e experiente vai lhe economizar tempo e dinheiro. Por esta razão o ideal é que procure um programa de mentoria para ajudá-lo a construir um e-commerce com vendas saudáveis.
Abraços e até a próxima.