Saber quem é a Persona Ideal para cada negócio pode ser bem mais fácil do que muitas empresas imaginam.
E isso porque hoje já temos acesso a diversas tecnologias que nos ajudam a encontrar o cliente ideal em poucos minutos.
No texto de hoje vamos te mostrar tudo o que precisa para desenvolver suas personas de forma simples, rápida e prática!
Continue conosco e boa leitura!
Nesse texto você vai ver:
- O que é persona
- Diferença entre persona e público-alvo
- Tipos de criação de personas
O que é Persona?
Persona ou buyer persona é uma ferramenta que busca organizar todas as informações importantes acerca dos clientes de uma empresa.
Funcionando como um guia, ela traz os dados necessários para que um negócio saiba não apenas quem é seu cliente ideal, o que ele deseja e quais as melhores maneiras de abordá-lo e convencê-lo.
Sua principal vantagem é ser uma ferramenta criada com base em dados da sua empresa, o que a torna altamente personalizada e confiável para a tomada de decisões.
Por mais que uma persona possa se alterar de acordo com cada público, suprindo as necessidades que ele apresenta, há alguns elementos que não podem ficar de fora de sua criação. São eles:
- Nome
- Idade
- Ocupação
- Storytelling
- Objetivos
- Arquétipo e/ou personalidade
- Dores
- Objeções
- Argumentos
- Interesses
- Fontes de informação
- Marcas que influenciam
Qual a diferença entre Persona e Público-Alvo?
É bem comum que as empresas confundam seu público-alvo com a persona. Isso porque essas são ferramentas muito próximas, mas que não se substituem.
A forma mais fácil de entender sua diferença é por meio de exemplos, então vamos direto para eles!
Público-Alvo de uma loja de roupas femininas:
Mulheres entre 18 e 40 anos, que moram no Rio de Janeiro (RJ). Elas se interessam por moda e possuem renda mensal para ser gasta em roupas.
Persona de uma loja de roupa:
Camila, de 26 anos, é uma designer que mora na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Apaixonada por moda, ela usa suas roupas para se expressar e adora se aventurar por novos modelos e estilos, sempre de olho nas novidades do mercado.
Por ser parte importante de sua personalidade, Camila faz compras frequentes em lojas que confia, mas também está aberta a conhecer novas marcas, desde que elas também ofereçam o custo benefício em suas peças que ela está acostumada.
Mesmo com um resumo bem curto da persona dessa empresa, já conseguimos sentir a diferença!
A principal vantagem de se ter um persona é conseguir criar campanhas, estratégias, ações e produtos muito mais direcionados, afinal temos informações complementares sobre seus desejos e hábitos de compra.
Porém, vale lembrar que isso não substitui o público-alvo. Para ações como anúncios online, saber quem é o seu público fará toda a diferença.
Como criar uma Persona ideal?
Há 3 maneiras de criar uma persona, indo da mais trabalhosa para a mais simples, vamos te mostrar todas as possibilidades a seguir.
Mas antes de irmos, tenho uma dica para você…é muito importante que sua empresa construa mais de 1 persona.
É praticamente impossível que consigamos trazer todas as características do público de uma empresa com apenas 1 cliente ideal. Então, para não esquecer ninguém, construa de 2 a 4 para garantir!
Do Zero
A primeira metodologia é também a mais tradicional e consiste na criação do zero!
Ela se divide em 3 passos principais: a coleta de dados, a análise e a construção da persona em si. Sendo esses processos totalmente manuais, eles pedem por tempo, atenção e um alto nível de especialização para que o resultado final seja confiável.
A vantagem de desenvolver uma persona desse jeito é que muitos insights podem surgir durante a criação, porém, leve em conta se terá tempo e equipe para seguir por esse caminho.
Com Exemplos
A segunda possibilidade é com a ajuda de exemplos gratuitos.
O que não falta na internet são modelos de cliente ideal prontos para uso, então por que não aproveitá-los?
A vantagem aqui é a rapidez com que se consegue uma persona completa. Mas tome muito cuidado ou as coisas podem não dar certo.
Busque seu modelo em uma fonte confiável e não se esqueça de fazer uma pesquisa, ao menos superficial, em seu público para conferir se as informações trazidas no exemplo se mostrar verdadeiras para o seu negócio.
Com Automação de Personas
Por fim, temos a automação de personas!
Essa é uma metodologia que surgiu a pouco tempo no mercado, trazida por empresas como o Jornio.
Ela consiste em uma integração de dados que permite que uma persona completamente personalizada seja feita em poucos minutos por um software treinado para isso.
Em outras palavras, é uma forma de automatizar a criação do zero!
Sua maior vantagem é a rapidez e precisão com que a persona fica pronta, e sendo a melhor entre as opções mostradas aqui, é a que te aconselhamos a seguir!
Conclusão
Criar uma persona é essencial para que o seu negócio seja reconhecido no mercado!
Descobrir tudo o que precisa sobre seu cliente ficou bem mais fácil agora que já conhece a construção do cliente ideal.
E então, o que está esperando para encontrar o seu?