5 Dicas para Montar uma Loja Virtual de Bebidas

imagem destaque com fotos de bebidas

Criar uma loja virtual costuma ser mais barato e mais rápido do que abrir uma loja física, porém, uma loja virtual é um negócio e como todo negócio, precisa ter um planejamento para que seja um empreendimento rentável.

O nicho de bebidas tem crescido muito e, se você está pensando em abrir uma loja virtual de bebidas, saiba que existem algumas particulares que você precisa ficar de olho.

1 | DETERMINE O INVESTIMENTO

É importante pensar no investimento, para projetar o crescimento do negócio.

No início haverá mais despesa que lucro, já que estará investindo no estoque, na plataforma, identidade visual, dentre outras coisas. 

Para projetar o crescimento é preciso pensar no quanto é necessário investir para ter o faturamento necessário, esta parte é de suma importância.

Criar um DRE te ajudará a fazer estes cálculos e ter uma visão do futuro.

2 | ESTUDE  A CONCORRÊNCIA

É sempre bom ter um diferencial, e para isso precisará investigar a concorrência. Fazer uma análise SWOT te ajudará a identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio, e do negócio dos seus concorrentes. 

3 | DEFINA PARA QUEM IRÁ VENDER

Dentro do nicho da bebida, há vários tipos de consumidores. 

Tem os amantes do vinho, da cerveja, Gin e outros destilados.

Você pode ter uma loja que é especializada em algum destes tipos de bebidas.

4 | FORNECEDORES E ESTOQUE

Uma das partes mais importantes de uma loja virtual é o estoque.

Fazer a compra errada de mercadorias implicará em estoque parado e estoque parado é prejuízo.

No caso específico de Loja Virtual de Bebidas, pense na variação dos seus produtos. Há ecommerces que são especialistas em cervejas, outros já preferem ir para destilados, outros vinhos ou ainda, drinks sem álcool. Isso não quer dizer que precise vender somente um tipo de produto, mas pode ser referência na venda de algum deles. 

Tem crescido muito os negócios de cervejas artesanais. O que é bem interessante, já que além da cerveja em si, se vende também a história. Este tipo de loja virtual é muito bom para atrair os amantes de cerveja, que gostam de conhecer o processo de fabricação, os ingredientes e claro, a história por trás de cada cerveja.

Mas, é sempre bom ter mais de um fornecedor. Avalie o prazo de entrega deles,como funciona a reposição de produtos específicos, além de saber os prazos de pagamento. Tente negociar preços melhores na compra de mais itens.

5 | ESCOLHA A PLATAFORMA DE ECOMMERCE E SISTEMAS

Escolher a plataforma de ecommerce certa vai evitar muita dor de cabeça. Antes de escolher esse sistema, faça uma lista das necessidades do seu negócio. Estas perguntas vão te ajudar a escolher a plataforma que mais se encaixa com o seu negócio:

A) Quais recursos são imprescindíveis para que o seu negócio funcione bem?
B) A plataforma vai acompanhar o crescimento da sua loja virtual?
C) Será possível falar com o suporte, caso necessário?
D) A plataforma cobra algum valor por venda? Esse valor é diferente de acordo com o faturamento da sua loja virtual?
E) A plataforma de loja virtual se conecta com o seu ERP?

 

Espero que estas dicas o ajudem a criar a sua loja virtual virtual de bebidas rentável. O segredo é ter um bom planejamento e ter persistência.

 

Artigo escrito por: Thais Pacheco. 

 

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>