Quem pensa que para atrair clientes no e-commerce basta apenas colocar os seus produtos no ar, está equivocado. Primeiramente é preciso entender que quando se abre uma loja virtual e não se investe em determinadas estratégias de divulgação é o mesmo que abrir uma loja física num bairro afastado da cidade com zero movimento.
E o que isso significa? Que por mais que a sua loja virtual esteja na internet é necessário saber atrair clientes, pois, assim como no exemplo que citamos acima, se você não fizer isso ninguém vai encontrar a sua loja, nem conhecer seus produtos ou serviços, e menos, ainda comprá-los.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo PayPal, o número de lojas virtuais no Brasil saltou de 930 mil em agosto de 2019 para 1,3 milhão em agosto de 2020. Quase metade são pequenos negócios. Assim, o e-commerce superou a marca de 1,3 milhão de sites, impulsionado pela pandemia que fez com que empreendedores recorressem à internet para continuar vendendo ou gerar novas fontes de renda.
Além disso, o crescimento do setor também é indicado pela maior fatia do e-commerce em relação ao total de sites brasileiros. As lojas virtuais já representam 8,48% dos sites – há cinco anos, esse número era de apenas 2,65%.
Mas como se destacar e atrair clientes em meio a tantas lojas virtuais? Descubra neste conteúdo que preparamos para você!
5 formas de atrair clientes
1| Use e abuse das redes sociais
Ainda conforme o estudo divulgado pelo PayPal, as mídias sociais são adotadas por 68,63% do e-commerce para divulgar seus produtos e interagir com clientes.
- 54,18% utilizam o Facebook;
- 39,87% estão no YouTube;
- 30,45% no Twitter;
- 21,16% no Instagram;
- 4,81% no Pinterest.
Então, um dos passos que você pode dar para começar a divulgar seu e-commerce e atrair clientes é usar as redes sociais. Podemos dizer que elas são as ferramentas mais baratas e acessíveis especialmente para quem está começando.
O Instagram, por exemplo, é uma excelente vitrine para a sua loja virtual, uma vez que é possível transformá-lo em um verdadeiro catálogo online, principalmente com a funcionalidade de marcar produtos nas fotos. A pessoa clica em cima do seu produto e já consegue ver o preço e até mesmo adquirir seu produto direto pelo próprio Instagram.
Funcionalidade essa que você precisa utilizar para atrair clientes tanto no Instagram quanto no Facebook, Tik Tok, WhatsApp e demais redes sociais.
Uma excelente forma de atrair clientes utilizando as redes sociais é criando conteúdos úteis para o seu público, com dicas, mostrando como são os seus produtos e quais as soluções eles tem a oferecer para os seus potenciais clientes. Saber interagir com os seus seguidores e estabelecer um relacionamento com eles também é de extrema importância, afinal, quem não gosta de conhecer uma loja incrível e ser super bem tratado?
2 | Aposte no e-mail marketing
Essa é umas das estratégias com maior retorno sobre o investimento da internet para atrair clientes. Uma pesquisa realizada pela Campaign Monitor, apontou que um e-mail marketing é quarenta vezes mais efetivo para a aquisição de novos clientes do que as redes sociais.
A ideia de apostar no e-mail marketing segue o mesmo caminho das redes sociais, onde a intenção não é sobrecarregar as pessoas com inúmeras mensagens, mas sim uma forma de se relacionar, de atualizar e se comunicar com o seu cliente. E claro, vender também. Não podemos ser hipócritas de dizer que ao querer atrair clientes não estamos pensando em aumentar as vendas porque seria uma mentira.
O e-mail é ótimo para atrair clientes uma vez que transmite credibilidade. Já reparou que diversas lojas, bancos e instituições usam o e-mail para praticamente tudo? Desde a confirmação de uma compra até o envio da nota fiscal, todos os processos sérios são feitos via e-mail. Dessa forma, o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta para atrair clientes para o seu e-commerce.
3 | Otimize as suas páginas
Outra estratégia que a sua loja virtual precisa usar para atrair clientes é otimizar as páginas do seu e-commerce utilizando o SEO. O SEO quer dizer “Otimização para Motores de Busca”. É você otimizar as páginas do site para que o Google e outros buscadores encontrem o site do seu e-commerce e o recomendem nos resultados das buscas.
Aqui na Brasil na Web temos vários artigos e também temos um treinamento sobre como otimizar a loja virtual para ser encontrada no Google.
Link do treinamento: Seo para E-commerce
Vamos a um exemplo: Imagine que você tem uma loja virtual que vende produtos eróticos (Sex Shop online). Como poderia otimizá-la?
A primeira coisa é inserir algumas vezes de forma coerente, os nomes dos seus produtos de maior relevância dentro do conteúdo da página. Lembre-se de inserir palavras chave no título h1, h2, e o título da aba do navegador também.
Ficaria assim: “Em nossa loja temos diversos sex toys para ajudar você a sair da rotina e esquentar o clima. Os sex toys aumentam o prazer de ambos no sexo e contribuem para que as mulheres tenham orgasmos. E falando nisso, você sabia que metade das brasileiras não atinge orgasmo nas relações sexuais? Por isso os sex toys são tão procurados, uma vez que estimulam diretamente o clitóris dando a ele toda a atenção que merece’.
Notou que usei algumas vezes a palavra sex toys (brinquedos sexuais) dentro de contexto? Isso é importante. Você otimiza a sua página com palavras-chave que deseja ranquear nos buscadores.
Outra iniciativa importante é inserir nesta página imagens desses sex toys, vídeos e depoimentos de clientes que compraram os produtos. Quanto mais conteúdo você tiver, melhor para atrair clientes, porque o Google vê isso como um diferencial do seu site.
4 | Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são formas de criar reações na cabeça do consumidor. E essas reações psicológicas são responsáveis por ativar no cérebro dos clientes algumas ações e comportamentos que você gostaria que ele tomasse. Por exemplo, uma sensação de urgência, necessidade, empatia, escassez, entre outras que vão atrair clientes e estimular a compra.
Eles também ajudam a tornar as suas estratégias, textos, campanhas e o marketing de modo geral mais persuasivo, uma vez que provocam sensações, trazem problemas que precisam de soluções — soluções que estão, muitas vezes, no produto ou serviço que você oferece. Sendo assim, a importância dos gatilhos mentais está justamente em conseguir persuadir e levar o consumidor a tomar uma decisão, como por exemplo: acessar um site, abrir um e-mail marketing, participar de alguma promoção, clicar em algum link, interagir com a sua marca, e muito mais.
5 | Fidelize seus clientes
Segundo Philip Kotler, “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”
Por isso, quando você se preocupa em fidelizar seus clientes antigos e faz com que eles se sintam importantes e felizes, automaticamente eles fazem questão de indicar a sua loja virtual para outras pessoas. Logo, se tornam uma poderosa arma para atrair clientes para seu e-commerce.
Essas são apenas algumas das inúmeras técnicas utilizadas para atrair clientes. Não deixe para amanhã as estratégias que você pode aplicar hoje.