O marketing de conteúdo para e-commerce é como se fosse a base, a fundação de todas as estratégias de marketing do seu negócio. E por que isso? Porque ele vai fazer com que você tenha presença digital quando as pessoas forem procurar e pesquisar sobre a sua empresa. Ou seja, sempre que seus clientes ou potenciais consumidores fizerem uma busca sobre a sua loja virtual na internet, você será encontrado por meio do seus conteúdos de valor.
Através do acesso a esses conteúdos as pessoas passarão a enxergar a sua marca como autoridade na área, uma vez que vão consumi-los, se identificar com eles e automaticamente confiar mais em você. Assim, o objetivo de produzir excelentes conteúdos é, além de fazer com que você tenha mais presença digital, também despertar confiança no seu público alvo.
Uma loja que não investe em marketing de conteúdo para e-commerce e não tem presença digital acaba não gerando confiança nas pessoas e consequentemente, acaba não vendendo tanto quanto gostaria.
Para ajudar você que está iniciando agora neste universo, ou até mesmo já possui uma loja virtual mas deseja alavancar as suas vendas, vamos apresentar algumas dicas de marketing de conteúdo para e-commerce. Acompanhe!
01 | Faça o mapeamento para descobrir a sua Persona
A Persona no marketing de conteúdo para e-commerce nada mais é do que um personagem com base em pessoas reais que representa o “cliente ideal” do seu negócio. Essas pessoas têm interesse real nos seus produtos ou serviços, se conectam com eles e com a sua marca.
Assim, ao fazer o mapeamento para descobrir qual a sua persona, é possível compreender o comportamento dessa pessoa, como, atitudes, preferências, quem e como são seus amigos, quem são as pessoas e páginas que influenciam ela, canais que ela segue no YouTube, entre tantas outras informações relevantes.
Ter esse conhecimento é fundamental para saber qual a melhor forma de se comunicar com esse cliente. Auxilia você a ser mais assertivo na hora de escrever um conteúdo, de escolher qual o melhor lugar para divulgá-lo e como, qual a linguagem mais adequada para conversar e se conectar com ela, e muito mais.
02 | Publique os conteúdos onde a sua Persona está
Você pode criar conteúdos incríveis, mas nada adiantará se eles forem publicados nos lugares errados. Existem diversas formas de aplicar e executar uma boa estratégia, como por exemplo, blog post com conteúdos ricos, vídeos no Youtube e nas redes sociais , conteúdos específicos para redes sociais e e-mail marketing.
03 | Tenha um blog próprio
Invista em um blog próprio em um site próprio para desenvolver o marketing de conteúdo para e-commerce. Os benefícios são muitos e o principal deles é poder ser encontrado no Google de forma orgânica. Por meio de um bom trabalho de pesquisa de palavras-chave e SEO, a sua loja virtual vai conquistar autoridade do mercado gastando bem menos do que com tráfego pago. Além disso, um site com domínio próprio permite que a sua empresa publique Landing Pages para capturar os Leads com facilidade.
04 | Use formatos de conteúdo diferentes
Um bom planejamento de marketing de conteúdo para e-commerce contempla diferentes formatos. Contudo, não vale a pena produzir apenas de um jeito e adaptar a variadas mídias. Isso porque ao agir dessa maneira, você torna a sua estratégia ineficiente, uma vez que cada plataforma deve ser trabalhada de um modo específico.
Por exemplo, no marketing de conteúdo para e-commerce que utiliza o blog, o foco é otimizar os posts para que eles sejam encontrados na busca orgânica. Nas mídias sociais como Facebook e Instagram, você pode explorar o uso das imagens, vídeos e procurar trabalhar de forma detalhada descrição dos seus produtos ou serviços, além de criar conexão com a sua persona.
Já com o e-mail marketing, você pode nutrir os seus Leads e conduzi-los durante a jornada de compra.
05 | Crie conteúdos que ajude a resolver dúvidas e dores dos clientes
As melhores fontes de assuntos são os clientes já existentes, parceiros e até mesmo Leads, que vão relatar algumas dores e dúvidas que você pode ajudar a resolver com a ajuda do marketing de conteúdo para e-commerce.
Como você deve ter percebido, fazer marketing de conteúdo para e-commerce vai muito além de simplesmente escrever e esperar que resultados milagrosos apareçam. Trata-se de muita pesquisa, planejamento e metas para que se consiga atingir os objetivos definidos!
E, se ainda não ficou convencido de que o marketing de conteúdo é uma boa opção para o seu negócio online, abaixo listamos alguns dados sobre o marketing de conteúdo.
Por que investir em Marketing de Conteúdo para E-commerce?
Atualmente, mais de 70% das buscas que são feitas na internet são voltadas para os conteúdos. As pessoas pesquisam sobre “como fazer”, “o que fazer”, “como usar”, “onde encontrar”, entre outros, sempre buscando uma solução para determinados problemas.
Então quando essas pessoas estão buscando no Google, no YouTube, nas redes sociais, por conteúdos assim e não encontram a sua loja, você deixa de ser relevante. Pelo contrário, fica sem alcance e consequentemente deixa de vender.
Investindo em marketing de conteúdo para e-commerce a sua loja virtual será encontrada por diversas pessoas, proporcionando uma série de benefícios como:
- Maior tráfego para o site;
- Maior engajamento das pessoas com a marca;
- Ajuda a vender mais;
- Impulsiona a geração de leads;
- Reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- Gera Brand Awareness (Consciência da marca);
- Aumenta o Lifetime Value (LTV), que mostra o valor que o cliente gasta com a sua marca.