Ticket médio: Entenda o que é, como calcular e aumentá-lo

Entenda o que é, como calcular e aumentar o ticket médi

No conteúdo de hoje vamos conversar sobre um dos principais indicadores para a saúde financeira da sua loja virtual: o Ticket médio.

 

Peter Drucker, considerado o pai da administração dizia que “O que pode ser medido pode ser melhorado”. E essa frase está intimamente ligada ao tema deste post. E você sabe porquê? 

Por uma razão óbvia mas que às vezes muitos empreendedores acabam deixando de lado: identificar e monitorar os indicadores de um negócio é essencial para que você saiba se está ou não no caminho certo. 

 

Assim, é de extrema importância utilizar indicadores de desempenho como os KPIs, para mensurar os resultados e garantir uma gestão eficiente. KPI (Key Performance Indicator) é uma sigla que vem do inglês e quando traduzida para o português quer dizer Indicadores-Chave de Performance. 

 

O Ticket médio está entre os principais KPIs no ecommerce e é utilizado para entender o comportamento do consumidor e acompanhar as finanças da loja virtual. Além disso, sempre que uma empresa negligencia esse indicador acaba prejudicando a verdadeira visão que os gestores têm sobre os resultados que estão sendo alcançados através do investimento em marketing.

 

Ticket médio: o que é?

O Ticket médio nada mais é do que um indicador financeiro que revela o valor médio que um cliente  investe  em produtos ou serviços em uma única compra na sua empresa..

 

 Ou seja, sempre que se fala em Ticket médio no e-commerce,  estamos nos referindo ao valor em pedidos captados divididos pelo número total de pedidos realizados dentro de um determinado período Por exemplo, se você vendeu mil reais e tem dez pedidos na sua loja, então o seu ticket médio é cem reais.  

 

É importante acompanhar o ticket médio mês a mês para saber se ele está aumentando, está estagnado ou diminuindo, para então tomar as decisões necessárias para melhorar esta métrica no seu ecommerce.

 

Quanto maior for o ticket médio na sua loja virtual, melhor será para o seu negócio bater as metas de vendas, além de medir onível de satisfação dele com os produtos ofertados na sua loja virtual.

 

Ticket médio: Como calcular?

Calcular o ticket médio do seu e-commerce é mais simples do que você imagina: basta separar o valor faturado por um determinado período (um mês, um ano) e dividir pela quantidade de operações de venda que teve nesse mesmo período.

 

Vamos exemplificar para que fique ainda mais fácil de você compreender. Se o seu e-commerce fatura cinquenta mil reais num mês e faz quinhentas vendas o ticket médio do mês seria calculado da seguinte forma: R$50.000,00 dividido por 5000 = R$100,00 de ticket médio.

 

Lembre-se sempre dessa fórmula: 

TICKET MÉDIO = VALOR EM R$ CAPTADO EM PEDIDOS / NÚMERO TOTAL DE PEDIDOS

 

Qual a importância do Ticket médio para o E-commerce?

Por ser considerado uma das métricas mais importantes de um negócio, uma vez que fornece informações valiosas para a elaboração de ações estratégicas e para o planejamento de vendas com o objetivo de aperfeiçoar os resultados, o ticket médio é fundamental para um e-commerce.

 

Vamos imaginar que você pretende faturar R$10.000/mês no seu ecommerce. Se o seu ticket médio fosse de R$100,00 reais, você precisaria de 100 pedidos para bater a sua meta. Mas, se você conseguisse aumentar o seu ticket médio para R$150,00, você precisaria de 66 pedidos e não 100. Percebe como é importante essa KPI para seu negócio? 

 

Por ser considerado uma das métricas mais importantes de um negócio, uma vez que fornece informações valiosas para a elaboração de ações estratégicas e para o planejamento de vendas com o objetivo de aperfeiçoar os resultados, o ticket médio é fundamental para um e-commerce.

 

Quanto falamos em investimento em tráfego pago, essa métrica é ainda mais importante já que o custo para trazer um cliente vai ser o mesmo se ele comprar R$10,00 ou R$1000.

 

Visualizar o quanto um cliente investe em um pedido no seu e-commerce vai servir como um norte para aumentar a rentabilidade do seu negócio. Além disso, é muito mais barato para uma empresa aumentar o ticket médio e fazer com que o mesmo cliente gaste um pouco mais, do que trazer novas pessoas que ainda nem compraram no seu e-commerce.

 

Como aumentar o ticket médio?

Existem algumas formas de fazer com que cada venda da sua loja virtual seja potencialmente maior. Entretanto, muitas vezes para fazer um bom número de vendas as empresas acabam recorrendo a estratégias que demandam maior energia e gastos, mas acabam não gerando os resultados esperados.

 

Pensando nisso, separamos três dicas para ajudar você a ser assertivo e conseguir aumentar o seu ticket médio. Veja!

 

Não venda preço

Isso mesmo! Trabalhe bem as fotos e descrição dos seus produtos, mostrando sempre o benefício que o produto proporciona, as dores que ele sana.  Para  isso é fundamental que você conheça muito bem o produto ou serviço que você vende, e saber mostrar para o seu cliente quais são os benefícios que aquele produto ou serviço tem e vão proporcionar a ele.

 

Mesmo que seja o produto ou serviço mais caro do seu portfólio e da sua loja, se ele for bem apresentado e você conseguir fazer o cliente entender que aquele benefício resolve o problema dele, ele vai pagar o quanto for necessário para ter esse produto. 

Quando você vende preço, o cliente pensa apenas se pode ou não comprar, e se ele não tiver o dinheiro provavelmente vai acabar desistindo. Agora, quando você vende uma solução, o preço vai ser uma consequencia já que o cliente vai perceber valor naquilo que está sendo oferecido, e não um número qualquer.

 

Complemente a solução que você está oferecendo

Se você tem algum acessório, complemento que pode ser inserido junto com a venda do seu produto ou serviço principal, faça isso. Mostre para o seu cliente que a experiência daquele produto pode ser muito melhor se ele utilizar algo diferente para complementar o que está sendo oferecido. 

 

Em outras palavras, apresente soluções que ampliem aquela primeira solução que você ofereceu. Dessa forma a sua venda vai aumentar exponencialmente. Já pensou se você fizer isso com dez clientes num dia? Ou com cem clientes num mês?

 

Muitos podem até não comprar, mas certamente aqueles que comprarem vão comprar muito mais do que comprariam se você não estiver fazendo isso.

 

Faça Combos de produtos

Oferecer kits de produtos é uma ótima forma de fazer o seu cliente levar mais produtos. Claro que ele precisará ver  valor na compra deste combo.

 

Frete Grátis

Pelo menos uma vez no mês, ofereça frete grátis na compra de um valor x. Muitas pessoas irão colocar mais produtos no carrinho só para ganhar o benefício do frete grátis.

 

Desconto Progressivo

Faça promoção de desconto progressivo, quanto mais itens o cliente levar, maior será o desconto. Você se surpreenderá de como os clientes levarão mais itens para conseguir desconto.

 

Promoções

Existem várias promoções que pode fazer na sua loja virtual para que o cliente leve mais  itens. O importante é ter sempre um calendário de marketing e criar a necessidade de compra nos seus clientes.

 

Gostou de compreender melhor a importância do ticket médio e das nossas dicas para aumentá-lo? Conta aqui pra gente se você já aplicou ou pretende aplicar elas!

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