Quando falamos em e-mail marketing estamos nos referindo a toda comunicação via e-mail que acontece entre uma empresa e seus consumidores.
Basicamente, publicidade online. Considerada um dos meios mais importantes para aquisição e retenção de clientes, uma campanha de e-mail marketing pode ser desenvolvida em texto ou HTML e conter produtos, promoções, conteúdos, entre outros. De modo geral, as mensagens são enviadas com uma ferramenta de disparo automático de e-mails.
É importante salientar que o e-mail marketing não consiste apenas em realizar uma abordagem promocional ou comercial, mas, acima de tudo, divulgar o seu e-commerce e fidelizar seus clientes com um marketing de baixo custo. Logo, essa ferramenta possui um excelente alcance, podendo atingir diversos públicos em quaisquer lugares. Assim, o e-mail marketing é a vida do e-commerce, porém, se você estiver usando essa estratégia de forma errada, ela não irá gerar vendas para o seu negócio.
Quando você olha para empresas que estão se destacando no mercado com uma boa comunicação com a base de clientes, deve se questionar sobre por onde eles têm se comunicado e muitos afirmam que o email marketing bem feito é muito rentável e efetivo, mesmo em tempos de whatsapp e redes sociais.
6 estratégias de e-mail marketing para e-commerce
1) Reduza a sua lista
O motivo pelo qual essa estratégia é importante consiste no fato de atualmente muitas pessoas utilizarem o e-mail marketing para o e-commerce acreditando que ter uma lista enorme e disparando mensagens para todos trará resultados. Entretanto, você pode ter uma surpresa negativa ao perceber que seus e-mails estão indo para a aba de promoções.
E sabe por que isso acontece? Porque a sua empresa insiste em enviar e-mail marketing para pessoas que não estão abrindo-os.
Assim, ao enxugar a sua lista e enviar apenas para as pessoas que estão abrindo, suas taxas de entrega irão aumentar, fazendo com que seu e-mail marketing chegue até as caixas de entrada, elevando suas taxas de abertura. Logo, seus cliques serão maiores e consequentemente as vendas!
2) Títulos curtos e que despertam a curiosidade
Não adianta querer cliques nos seus emails se as pessoas nem abrem a mensagem. O Título é responsável por despertar o interesse na leitura do conteúdo.
- Deixe no ar, não revele seu conteúdo diretamente no título
- Use poucas palavras, as vezes 1 ou 2 até. Ex: Obrigado, Conforme combinado, Tudo certo, Eu avisei, etc..
3) Utilize gatilhos mentais
Tenha certeza de que o seu e-mail marketing está sendo baseado em gatilhos mentais. Mas, como fazer isso?
Bem, se alguém está na sua lista de e-mails, adiciona itens ao carrinho, mas não conclui a compra, o melhor e-mail marketing para ela deve ser sobre como finalizar o checkout para esses produtos. Inclusive, você pode inserir avaliações neste e-mail marketing para mostrar como será se ele adquirir seu produto ou serviço.
Essa estratégia se mostra eficaz uma vez que esses depoimentos contribuem para dar aquele “empurrãozinho final” e levá-lo a se decidir pelo seu produto.
Existem vários gatilhos mentais, você deve usar conforme cada momento de trajetória que seu email se encaixa visando o objetivo desejado.
Avance um passo de cada vez, evite chamar logo para compras pessoas que estão no início de relacionamento com sua marca.
4) Crie e-mails baseados no tempo
As pessoas abrem emails quando querem, correto? E nem sempre isso ocorre, pois é comum encontrar caixas de entrada com milhares de e-mails que não foram abertos, afinal, muitas vezes as pessoas ficam com preguiça de abrir um por um.
Dessa forma, o ideal é que você segmente seus clientes utilizando o horário que eles entraram no seu site, pois é exatamente nesse momento que você deve enviar o e-mail marketing.
Algumas ferramentas como GetResponse, permitem fazer o disparo com base no horário que a pessoa entrou para sua lista, alcançando o usuário assim no momento mais oportuno de sua rotina e muitos casos.
5) Invista em e-mails promocionais
No universo do e-commerce o e-mail marketing promocional é visto com bons olhos pelos consumidores, por isso, uma ótima iniciativa é planejar campanhas com antecedência. Não deixe para escrever esses e-mails no último minuto se você pode escrevê-los com calma e aproveitar todos os períodos promocionais, como as datas comemorativas, por exemplo, e a Black Friday.
Selecione bem a oferta e os clientes que mais se adequam para receber aquela mensagem
A Integração da Plataforma de Loja Virtual da Brasil na Web com a RD Station permite que você programe disparos automáticos de e-mails com base nos produtos comprados por eles.
Exemplo: Sempre que um novo cliente comprar um produto X, daqui a 60 dias ele irá receber uma oferta pertinente com mais chances de conversão de vendas.
6) Escreva e-mails curtos
Exatamente! Sabe aquela frase bastante utilizada no mundo da moda de que “menos é mais”? O mesmo vale para um e-mail marketing para e-commerce. Ou seja, o consumidor espera que você vá direto ao ponto e envie e-mails objetivos.
Além disso, não baseie seus e-mails em imagens, ou eles serão direcionados para a aba de promoção. A melhor opção é enviá-los utilizando textos, pois geralmente o Google, Yahoo e o Outlook os identificam como sendo enviados por “amigos”, direcionando-os para a caixa de entrada.
Exemplo: Crie emails que pareçam conversas reais, dentro de um contexto já determinado. Faça perguntas para obter retorno de seus clientes no email!
7) Combine seus e-mails com notificações de push
Ao fazer essa combinação, sempre que alguém cadastrar o e-mail em seu site aparecerão mensagens lembrando ele sobre os seus produtos, como “Olá, seu carrinho não está completo” ou “Clique aqui para finalizar a sua compra”.
As utilidades do e-mail marketing são infinitas. Dessa maneira muitos objetivos do seu e-commerce podem ser alcançados com o e-mail marketing, como melhora no relacionamento com os clientes e aumento das vendas.
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Qual ferramenta de email marketing você tem usado? Já criou campanhas automáticas? Conte-nos aqui!