Cada vez mais, muitos tipos de empresas estão aproveitando o potencial da internet para fazer mais negócios, mas será que uma loja virtual comum que vende para consumidores finais serve para uma empresa que pretende vender para outras empresas?
O objetivo, claro, é fazer mais negócios. Porém, devido a peculiaridades do mundo B2B, uma plataforma B2C pode não atender se não possuir recursos que permitam a empresa realizar a venda no formato que seus clientes corporativos precisam.
Principais diferenças entre E-commerce B2B e B2C
O que é B2B, em resumo são vendas realizadas para empresas.
O que é B2C, em resumo, são vendas realizadas para pessoas físicas ou consumidores finais de certo modo, que até podem ser empresas, desde que não estejam comprando para revender.
Características do mercado
O Mercado de Ecommerce B2B (business to business ou empresa-para-emopresa) geralmente vai trabalhar com clientes mais seletos ou segmentados, com vendas as vezes em modo fechado, com aprovação de cadastro prévio e análise de crédito, ou seja, mais direcionado e restrito. Já uma loja virtual para B2C (business to consumer ou empresa-consumidor) é absolutamente mais volumoso, disperso e heterogêneo e um tanto quanto conhecido por todos, afinal já é comum comprarmos mais pela internet e logo, sabemos como isso funciona. Outra característica é que no B2C costuma-se ter tickets médios bem inferiores ao B2B, o que explica as diferenças de faturamento usuais entre os dois segmentos.
Tecnologia e Oportunidade de Mercado
Todos já sabem do potencial de se vender para clientes finais na internet pois faz mais de 10 anos que os brasileiros começaram a comprar online e cada vez mais consumidores estão realizando compras em lojas virtuais no Brasil. No entanto, muitas empresas que vendem para outras empresas, podem desfrutar da tecnologia do e-commerce para receber para receber pedidos de forma rápida e facilitada, agilizando o processo de venda da equipe comercial, sem falar que dependendo da plataforma que for usada é possível fazer a venda direta e receber o pagamento online, com a devida atenção a questões fiscais e substituição tributária. Se isso não for possível em sua loja virtual, você pode receber pelo menos os pedidos e o cadastro do cliente pronto para serem analisados e fechados pessoal por sua equipe de vendas por telefone, email e etc. Esse método pode apresentar um grande ganho para a empresa que opera no B2B e caso ela possa investir em um sistema completo para vender e receber online é ótimo também!
Psicologia de compra
Enquanto no e-commerce B2B a compra é racional, planejada, em grandes volumes e, na maioria das vezes, com periodicidade constante, no comércio direto aos consumidores, o B2C, os volumes de aquisição de um mesmo cliente são diversos em relação a períodos distintos, relativamente irregulares e marcados pelo impulso da emoção. Esse detalhe obriga os empresários que trabalham com essa modalidade a investirem em plataformas extremamente intuitivas, com linguagem mais direta, que transmitam segurança, credibilidade e que convençam o consumidor a fechar negócio.
Diversidade nas políticas comerciais
Como abordei acima, a diversidade nas políticas comerciais é uma característica marcante do mercado B2B. Nesta modalidade, não é incomum que a empresa trabalhe com tabelas de preços distintas e de acordo com o perfil do cliente, o que justifica a necessidade de que essas plataformas sejam providas de alta flexibilidade em suas políticas comerciais — algo incomum no B2C, que costuma oferecer preços idênticos independente do perfil do cliente. Esse detalhe reforça a necessidade de que as lojas virtuais B2B saibam explorar ferramentas e softwares voltados ao segmento.
Estratégias de marketing
As estratégias de marketing entre e-commerce B2B e B2C também são bastante distintas. O B2C possui, em geral, estratégias de marketing mais agressivas e massificadas, buscando através de mídias sociais, links patrocinados e estratégias de SEO, por exemplo, captar o maior número de potenciais clientes e convertê-los em leads qualificados.
No B2B, no entanto, é necessário ir diretamente onde o seu público-alvo está. Há mais seletividade, o que não significa que não há investimento em marketing de relacionamento. Assim, a presença em eventos do setor, o envio de e-mail marketing a nichos específicos, além de constantes contatos entre representantes comerciais são muito bem-vindos no B2B.
Cálculo de impostos
Essa é uma particularidade do e-commerce B2B: se você optou por receber os pagamentos online junto como pedido, então a plataforma business-to-business deve calcular os tributos de vendas automaticamente na simulação do pedido, em função da origem e destino dos produtos adquiridos, bem como por força da substituição tributária entre Estados como citado acima também. Já nas plataformas B2C não é necessário se preocupar com essa questão, apenas com o valor do frete.
Formas de pagamento
Enquanto no B2C é possível fazer o pagamento por boleto à vista, cartão de crédito e, às vezes, por transferência bancária, o B2B é mais restrito e é comum trabalhar com venda faturada (quando você entrega o pedido sem ter recebido nada e confia que o cliente irá pagar após x dias e até em x parcelas, geralmente no boleto), o que é inviável de se fazer em um B2C pelo grande risco associado.
Plataforma OpenCart para B2B
A Plataforma OpenCart versão Brasil na Web permite tanto B2C quanto B2B em formato sem recebimento de pagamento online (quando o produto é para revenda). Isso porque não existe ainda no mercado um módulo de cálculo de substituição tributária para a plataforma opencart. Contudo a OpenCart permite que você tenha grupos de clientes cada um com sua tabela de preços diferentes que podem realizar o pedido direto na loja para a equipe comercial concluir a análise da venda, do crédito do cliente e faturar a venda em modo offline como normalmente a empresa talvez já o faça. Agora caso o produto não seja para revenda, logo sem substituição tributária (ou seja compra para consumo próprio), é plenamente possível você já receber o pagamento online pela loja virtual OpenCart! Apensa confira se sua política de recebimento são também do tipo à vista, cartão de credito, transferência online, boleto a vista).
Muita atenção as peculiaridades, mesmo que você queira montar uma loja virtual para B2C
Enquanto eu escrevia esse post um membro de nossa equipe me reportou sobre um cliente querendo uma loja virtual de delivery no qual ele precisa receber a informação a seguinte informação no pedido “troco para quanto“. Afinal é comum no Delivery receber o dinheiro na hora de entrega e o cliente não ter o valor exato em dinheiro, sendo necessário levar o troco junto com o pedido.
Outro exemplo é um cliente nosso de Ecommerce para Floricultura que precisa do TELEFONE de quem vai receber o pedido. Assim a loja tenta ligar para a pessoa caso ninguém atenda o interfone ou porteiro não queira receber a encomenda. Prática muito importante nesse segmento para evitar o retorno da mercadoria, custo de frete com nova tentativa de entrega entre outros problemas! Comento isso porque esse campo não é padrão no cadastro de endereço de entrega na OpenCart, porém temos o módulo que permite incluir esse campo.
E esse é um dos diferenciais da OpenCart, que por ser OPEN SOURCE, possui milhares de módulos que tratam peculiaridades de lojas virtuais ao redor do mundo. Isso torna a evolução da sua loja virtual mais rápida e com melhor custo benefício para adequá-la ao seu segmento. Totalmente diferente das plataformas de aluguel que não permitem qualquer alteração, ou se permitem, podem custar caríssimo e levar bastante tempo.
Agora você já entendeu que certos tipos de produtos e negócios, por mais que vendam até para consumidores finais, podem ter suas particularidades e exigir que as plataformas sigam ao máximo essa cultura do segmento para evitar problemas e prejuízos para os lojistas.
Obrigado pela leitura e fique a vontade para comentar 🙂