Saiba como funciona a Black Friday para o consumidor e para o lojista
Eu sou a Thais Pacheco e vou contar um pouco da história da black friday, dar dicas para os lojistas ganharem dinheiro, e a fazer uma boa compra, se consumidor final. =]
Essa história de Black Friday teve início nos EUA. Lá a Black Friday acontece para que os lojistas possam queimar o estoque antigo e dar lugar ao estoque novo. Geralmente, os lojistas norte americanos fazem grandes estoques. Então, ao se aproximar o Natal, data muito almejada e festejada pelas maioria das pessoas, os estoques antigos são colocados a preço de banana para que sejam comprados novos produtos.
A Black Friday acontece um dia após o feriado de Ações de Graças, ou seja, na 4°quinta feira do mês de novembro. Neste dia, várias lojas colocam produtos em promoções que chegam a até 90% de desconto. São 24 horas de promoções loucas!
A ideia tem dado tão certo que outros países copiaram essa estratégia de vendas e o evento de compras acontece também no Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e, é claro, no Brasil!
Mas, como é que os lojistas ganham dinheiro com isso, hein?
Na realidade, estocar mercadorias gera custo para a empresa. Imagina que a Empresa Y compra uma coleção de roupas do verão 2014. Ao passar dos meses a loja Y percebe que não foram vendidas determinadas peças.
Só que, o cliente não vai querer comprar uma peça da coleção do verão 2014 em 2015, certo? Então, uma boa maneira de “queimar” o estoque seria colocar tais produtos na Black Friday.
Uma outra questão a ser observada, é que, o capital de giro de uma loja está empregado, também, em produtos. Desta forma, estoque parado é sinal de perder dinheiro. Todo mundo sabe que o dinheiro desvaloriza com o tempo,então o melhor é não manter um produto em estoque por muito tempo. Tempo é dinheiro!
Tire suas mercadorias velhas do estoque e dê espaço para novas peças que certamente encantarão seus cliente neste natal.
Se precisar de uma ajudinha com o Marketing Digital ou banners para a sua loja virtual pode contar com agente aqui da Brasil na Web. Teremos o maior prazer em ajudá-lo com a Black Friday! =]
Mas, e o consumidor, como fazer para não entrar em uma #blackFraudeBrasil ?
Infelizmente, muitas lojas aqui do Brasil aumentam seus preços perto da data do Black Friday Brasil para poderem dar descontos ilusórios. Os descontos que seriam de 10% , 15% acabam se tornando 45%, 55% por causa da troca de preços próximo a data da black Friday Brasil.
Uma fraude mesmo, né! Por isso, vou dar algumas dicas para que vocês não caiam numa black Fraude Brasil, mas possam fazer compras felizes.
1°) Existem dois sites que você pode acompanhar o gráfico de alterações de preços: já cotei e buscapé . Assim você pode comparar a variação de preços do produto que deseja, e ter a certeza de que não está sendo enganado.
2°)Opte pagar por boleto bancário. Geralmente as lojas dão de 5% a 10% para quem escolhe por este tipo de pagamento.
3°) Faça uma lista dos produtos que deseja comprar, veja quais são suas características e o seu valor real.
4°)Faça seu cadastro no site www.blackfriday.com.br , assim você receberá várias ofertas por email e não precisará enfrentar filas, já que comprará online. Tem vários sites de lojas grandes que já tem a sua própria sessão de Black Friday, vale a pena fazer o cadastro.
5°)Não deixe para comprar na última hora, as melhores ofertas acabam rápido.
6°)Se for comprar em lojas que não conhece, procure antes de fazer a compra ,informações sobre esta loja no reclame aqui “Reclame Aqui” e nas redes sociais desta empresa. As redes sociais são um termômetro muito bom!
O modelo de compras mudou e hoje o consumidor não apenas dita o que ele quer, como também opina sobre os produtos!
Depois destas dicas é só esperar pela Black Fraday Brasil. Eu já fiz meu cadastro no site da Black Friday e estou esperançosa. Quero comprar uma DSLR da Nicon =].
Então, gostou do post? Compartilhe!