Você sabe quais as vantagens de ter um chatbot para e-commerce? Bem, é sobre isso que vamos conversar neste conteúdo!
Ter uma loja virtual exige muita dedicação, disposição, organização e tempo, entre outras coisas. Entretanto, com a correria do dia a dia e as inúmeras tarefas para executar, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos gestores de e-commerces é conseguir atender os clientes de forma ágil e eficiente.
Isso acontece porque normalmente os canais de comunicação do e-commerce recebem inúmeras mensagens dos clientes simultaneamente. São questionamentos sobre a empresa, especificações dos produtos, dúvidas referentes a forma de pagamento, e muito mais. Assim, o que na maioria das vezes acaba ocorrendo é que com todo esse empenho e tempo investidos no atendimento ao cliente, as demandas estratégicas, que são essenciais para o desenvolvimento do seu negócio, acabam ficando em segundo plano.
Então, nesse exato momento você deve estar se perguntando: “O atendimento aos clientes não deveria ser uma prioridade?”. Óbvio que deve, e é exatamente para que a sua empresa seja capaz de realizar essa tarefa com maior facilidade e eficiência é que iremos apresentar os benefícios do chatbot para e-commerce.
O que é e qual o intuito do chatbot para e-commerce?
Antes de explicar como o chatbot para e-commerce funciona, vamos começar falando sobre o conceito da palavra chatbot. Um chatbot é um software que tenta interagir com as pessoas da mesma maneira que um humano faria. O intuito é responder às perguntas dos potenciais clientes ou consumidores de tal forma que eles tenham a impressão de estar conversando com um atendente humano e não com um programa de computador.
Atualmente, há dois tipos de chatbot para e-commerce. Um que se baseia em regras e comandos pré-estabelecidos, e o bot com Inteligência Artificial (IA), que utiliza as informações coletadas ao longo do atendimento para aprender mais sobre o seu público e aperfeiçoar o modo como se comunica.
Ambos são ferramentas que otimizam os processos de atendimento e o tornam mais eficiente, respondendo os clientes da sua empresa em múltiplas plataformas, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entretanto, é importante ressaltar que investir em um chatbot para e-commerce com IA proporciona que os seus usuários interajam com um chatbot de linguagem natural, cheio de personalidade e mais empático. Existem, inclusive, diversas empresas especializadas na criação de chatbot para e-commerce.
Como funciona um chatbot para e-commerce?
Um chatbot para e-commerce é garantia de respostas rápidas e consequentemente um aumento no número de atendimentos. E como ele está sempre online, interagindo em todas as plataformas que a sua empresa utiliza, automaticamente o seu negócio fica vários passos à frente dos concorrentes que ainda não usam essa tecnologia.
Além disso, a cada diálogo que o chatbot para e-commerce estabelece, os dados fornecidos pelos usuários são coletados e armazenados para compreender melhor o comportamento desse consumidor. E são justamente essas informações que auxiliam você a indicar os produtos ou serviços de acordo com o perfil de cada cliente.
Vamos a um exemplo prático. Recentemente uma empresa brasileira que atua no setor de produtos cosméticos, foi uma das primeiras do ramo a criar um chatbot com aplicação de inteligência artificial, que opera em aplicativos de mensagens para automatizar respostas.
A missão do bot dessa empresa não é somente esclarecer dúvidas, mas também conversar sobre a marca e ajudar os usuários a escolherem os produtos conforme suas preferências. Neste caso, a assistente virtual está presente no Facebook Messenger e possui integração com o e-commerce e catálogo de produtos.
5 Benefícios que um chatbot para e-commerce proporciona
Agora que já explicamos o que é um chatbot para e-commerce, qual a finalidade dessa ferramenta e como ela funciona, listamos alguns benefícios que essa tecnologia oferece ao seu negócio. Confira!
1 | Reduz os gastos operacionais – Com um chatbot para e-commerce é possível reduzir a quantidade de profissionais envolvidos no atendimento ao cliente, o que diminui consideravelmente os custos da sua loja virtual.
2 | Economiza tempo – Enquanto o chatbot para e-commerce realiza o atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, você tem mais tempo para se dedicar a tarefas mais complexas que somente podem ser feitas por um humano.
3 | Otimiza as etapas de compra – Ao esclarecer todas as dúvidas do cliente e informá-lo acerca de tudo que questionou sobre a empresa, produtos ou serviços de forma rápida, o chatbot para e-commerce transmite credibilidade. O resultado? O consumidor logo se sente confiante para efetuar a compra.
4 | Amplia o reconhecimento da sua loja – Sempre que um cliente vivencia uma experiência de atendimento agradável acaba compartilhando com alguém, seja pessoalmente ou através da internet. Logo, se um chatbot para e-commerce causa uma boa impressão e cria um diálogo interessante, o reconhecimento da sua loja aumenta.
5 | Engaja os usuários – Com conversas atraentes e personalizadas, utilizando uma linguagem voltada diretamente para o seu público, o chatbot para e-commerce é capaz de atrair e cativar ainda mais clientes.
Melhorar a experiência dos clientes e otimizar os processos são apenas alguns dos benefícios que um chatbot para e-commerce pode proporcionar ao seu negócio. Conta pra gente se a sua loja virtual já utiliza essa tecnologia!v