5 nichos de E-commerce em alta para investir

Um dos questionamentos que mais acomete quem deseja empreender e ingressar no universo das lojas virtuais é descobrir dentre tantos nichos de E-commerce qual o ideal para o seu negócio. E para ajudar você nessa missão, falaremos neste conteúdo sobre 5 nichos de e-commerce em alta para investir. Vamos lá?

Primeiramente é preciso compreender que os nichos de e-commerce tem como intuito a venda de produtos ou serviços para um público que possui desejos específicos. Ou seja, com base nas tendências de mercado, bem como nas necessidades de consumo que surgem e se transformam ao longo do tempo é que esse e-commerce busca entregar suas soluções.

Atualmente, além do ambiente virtual apresentar uma alta competitividade, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Eles valorizam empresas que oferecem exatamente o que eles buscam e conseguem proporcionar experiências marcantes.

Podemos inclusive dizer que a frase “Quem quer agradar a todos não agrada a ninguém”, do filósofo Jean Jacques Rousseau, expressa com clareza o quanto é importante se especializar em algo e definir qual público você procura atingir. Na prática, isso significa que o comportamento do consumidor e suas preferências são distintas, e que antes de tentar vender as lojas devem se preocupar em fazê-los se sentir únicos.

Assim, os nichos de e-commerce são capazes de não apenas atrair as pessoas interessadas em adquirir seus produtos, como também assegurar a fidelização desses clientes e consequentemente a recorrência das compras.

5 nichos de E-commerce em alta 2020/2021

1 | Brinquedos educativos e jogos de tabuleiro 

Segundo dados da Euromonitor International, os brinquedos analógicos e educativos passaram a ser os mais procurados durante a pandemia. As duas categorias que mais se destacaram refletem as novas rotinas familiares em tempos de distanciamento social: Brinquedos de construção, com alta de 26,68% e jogos de quebra-cabeças com 17,82%.

As vendas dos jogos de tabuleiros, que possui uma cultura consolidada em outros países, também foi impulsionada de forma inédita devido ao distanciamento. 

2 | Produtos da culinária oriental

Você sabia que segundo o Google Trends (ferramenta do Google que mostra os termos mais populares buscados), um dos itens mais procurados pelos internautas nos últimos meses, registrando um crescimento de mais de 100% na plataforma foi o  “yakisoba”? Isso mesmo, estamos falando do macarrão chinês, com ápice na fase inicial da pandemia. Esse comportamento acaba implicando no aumento de demanda por produtos relacionados a receita para se fazer em casa. Uma bom exemplo para surfar na onda de um nicho de ecommerce.

 

 

3 | Alimentos saudáveis

De acordo com um relatório divulgado pela Euromonitor Internacional, o consumo de alimentos saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi acelerado pela pandemia. No ano de 2020, as vendas desses itens atingiram R$100 bilhões no País, sendo a maior cifra para essa categoria de alimentos desde 2006. Conforme a Tech Fit, que realizou uma pesquisa para avaliar a alimentação dos brasileiros na pandemia, 78% dos brasileiros alegaram que começaram a ficar mais atentos à alimentação e à saúde durante esse período.

4 | Cosméticos

Da mesma forma que as pessoas têm recorrido a alimentação saudável em busca de bem estar, o mesmo tem acontecido com os cosméticos. As vendas desses produtos dispararam. As maiores altas com base nos números da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, entre janeiro e dezembro de 2020, foram os itens de cuidados com a pele (+21,9%), perfumaria (+8,4%) e shampoo (+7,9).

5 | Artigos para casa

Como as pessoas estão ficando mais tempo em casa, a demanda por itens relacionados a esse setor aumentou de forma significativa. A principal motivação dos consumidores para isso tem sido a necessidade de transformar os espaços em locais mais aconchegantes e funcionais, uma vez que os lares também estão sendo utilizados para outras finalidades, como escritório, por exemplo.

Como escolher meu nicho de ecommerce?

Conforme falamos acima, os nichos de e-commerce afetam diretamente a forma como os consumidores veem e se relacionam com o seu negócio. Dessa forma, existem dois aspectos que podem ser levados em consideração ao decidir em qual nicho apostar.

Trabalhar com o que ama

O primeiro deles diz respeito a trabalhar com o que se ama e depositar todas as suas energias para transformar algum hobbie em um comércio atrativo. Por já conhecer melhor o mercado e saber exatamente o que os consumidores estão buscando (porque você é um deles), suas chances de se destacar são maiores. Um exemplo disso são os ciclistas que conseguem fazer com que a paixão pelas bicicletas e acessórios se torne um negócio.

Pesquisar o mercado

Já o segundo se refere a um estudo ou pesquisa de mercado, para detectar quais problemas os potenciais clientes estão enfrentando e pensar em uma forma de solucioná-los. Isso quer dizer que, nesse caso, mesmo que você não entenda nada sobre bicicletas e acessórios mas tenha identificado que as pessoas estão precisando e querendo isso, esse é um nicho que merece um olhar e atenção especial, pois pode se mostrar como uma oportunidade interessante.

Portanto, se você ainda segue com dúvidas sobre qual nicho escolher para o seu e-commerce, uma boa pedida é continuar acompanhando as movimentações, pesquisas e tendências do mercado e uma ótima ferramenta como o Google Trends que utilizamos na busca dos dados e tendências mostrados neste artigo.

Plataforma de Ecommerce – Multi Segmentos

A plataforma de Ecommerce da Brasil na Web atende a uma grande variedade de segmentos do varejo e atacado, de informática à floriculturas. O sistema de vendas online é individualizado por cliente, permitindo a contratação de modificações específicas para atender as estratégicas e regras do seu negócio como os grandes ecommerces fazem para se diferenciar.

Você pode criar uma loja virtual agora, conhecer a plataforma com os planos super acessíveis e tirar dúvidas com a equipe pelo whatsapp.

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Foto de capa por ijeab – br.freepik.com

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