Crowdfunding de sucesso demanda proposta de engajamento, definição de metas, mapeamento de rede, divulgação e recompensas.
O financiamento coletivo, ou crowdfunding, é uma ferramenta para captação de recursos que vem ganhando cada vez mais espaço. Essa modalidade de financiamento faz uso do ambiente virtual para difundir uma ideia e conseguir apoiadores para causas diversas.
Ter uma estratégia de marketing pode alavancar a campanha, fazendo com que atinja a meta definida. No entanto, essa não é a única ação para fazer uma campanha de financiamento coletivo decolar.
Para esclarecer como funciona essa lógica de financiamento, o portal do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) entrevistou dois brasileiros responsáveis por plataformas que já ajudaram vários projetos a sair do papel, Dorly Neto e Diego Reeberg.
Eles explicam a diferença entre vaquinha e crowdfunding. De modo geral, a primeira tem como meta arrecadar dinheiro para uma realização de uma pessoa ou do grupo que contribui com ela, sendo que essa meta geralmente está relacionada ao consumo – como comprar uma geladeira para o escritório, um presente para um amigo, entre outros.
Já um projeto de financiamento coletivo possui um objetivo que extrapola o conceito de vaquinha, uma vez que propõe criações com retornos que não irão somente para um grupo específico, mas para a sociedade, como uma obra de arte, uma organização não governamental (ONG) ou uma nova empresa.
Vale ressaltar que qualquer projeto que tenha uma meta mínima de arrecadação definida, ofereça boas recompensas e consiga engajar uma rede de pessoas compatível com a demanda do projeto pode obter financiamento coletivo.
Para isso, existem diversos sites especializados em crowdfunding, em que é possível divulgar essas ideias. Para que elas possam decolar e bater a meta de arrecadação, é fundamental apostar em estratégias de divulgação. O site Universidade do Financiamento Coletivo dá dicas para iniciar e atingir o sucesso em campanhas de arrecadação.
1 | Proposta de Engajamento
Engajar as pessoas é essencial para o sucesso de uma campanha de financiamento coletivo. Esse processo começa antes da própria arrecadação.
Isso porque, ao produzir o conteúdo de uma campanha, é importante que o seu responsável defina detalhadamente qual impacto o projeto terá e porque as pessoas teriam interesse em apoiá-lo. Isso significa, portanto, traçar de que maneira a campanha pode gerar engajamento da rede onde será divulgada.
Aqui, a ideia principal é mostrar que existe interesse coletivo na proposta em questão e que ela não é para benefício próprio do seu criador.
Para fazer isso de forma eficiente, a dica é elaborar um material conciso, claro e didático. Traduzir o que representa o projeto em poucos parágrafos é necessário para que outras pessoas tenham interesse em conhecê-lo e em compreender sobre o que se trata aquela campanha de crowdfunding.
2 | Definição de metas
Outra orientação para obter resultados satisfatórios com a campanha é traçar a meta financeira da arrecadação.
Além de cobrir o orçamento do projeto, ela precisa levar em conta custos como os de produção dos materiais da campanha, como vídeo e imagens, de produção e envio de recompensas, taxa de serviço da integradora financeira e taxa de serviço da plataforma escolhida.
A orientação dos sites especializados, de modo geral, é que os responsáveis definam o valor mínimo necessário para viabilizar o projeto na sua versão mais simples como primeira meta. De forma prática, ter uma meta mínima reduz o risco de perder o dinheiro arrecadado.
Em algumas plataformas é possível, ainda, estabelecer mais de uma meta a ser atingida na campanha. Nesses casos, à medida que o primeiro objetivo chega aos 100%, a plataforma automaticamente atualiza a régua de arrecadação para o valor da próxima meta.
3 | Mapeamento de rede
De maneira geral, os sites especializados em financiamento coletivo recomendam que seja feito um mapeamento de rede para a divulgação da campanha. Essa ação é fundamental, pois o processo de arrecadação evolui na proporção da divulgação feita.
Para isso, é demandado esforço contínuo de mobilização de rede e é preciso estar preparado para esse trabalho. As plataformas ressaltam que as pessoas colaboram com um projeto de crowdfunding por motivos que variam, como ser amigo do realizador, já conhecer e acreditar no projeto ou ser simpatizante da causa.
Por isso, é importante listar e entender quem são essas pessoas e quais os interesses desse público. Essa é uma maneira de definir melhor as recompensas que vão atrair os apoiadores e desenhar estratégias de comunicação eficientes.
4| Capriche no vídeo de divulgação
O vídeo é um conteúdo que merece atenção especial nas campanhas das plataformas de financiamento coletivo. Ele é considerado o material de divulgação mais importante da campanha, pois é por essa mídia que as pessoas podem entender o que vai ser viabilizado com o projeto ou, até mesmo, ouvir falar pela primeira vez sobre o financiamento coletivo
A dica é fazer um vídeo curto (de 1 a 3 minutos), explicando o que é o projeto e o que exatamente vai ser financiado. É válido, ainda, apresentar quem está por trás da iniciativa, esclarecer qual é a meta e como funciona a dinâmica do “tudo ou nada”, ou seja, se a campanha não alcançar a meta, o dinheiro é devolvido àqueles que colaboraram, além de mencionar as recompensas oferecidas.
Essas informações são valiosas, pois ajudam a converter as visitas na página em colaborações financeiras.
5 | Lembre das recompensas
A dinâmica de financiamento coletivo costuma contar com recompensas oferecidas aos apoiadores caso a meta seja batida. A atenção e o cuidado na elaboração desses “prêmios” precisam ser redobrados, já que as recompensas podem influenciar diretamente na decisão do quanto a pessoa vai investir no projeto.
Conforme informações da Universidade do Financiamento, é importante considerar que valores mais baixos permitem que mais perfis de pessoas colaborem (R$ 10 ou R$ 15, por exemplo), faixas entre R$ 30 e R$ 100 costumam ser escolhidas com frequência, então vale caprichar nessas opções.
Outra dica é oferecer um custo-benefício justo e atrativo entre as faixas de colaboração, além de elaborar diversas opções de recompensas para o lançamento da campanha.
Os níveis de recompensas geralmente são simbólicos, como um agradecimento criativo ou uma homenagem em vídeo, foto, e-mail ou carta – para valores mais acessíveis – produto, como um brinde ou amostras do próprio produto que está sendo financiado na campanha e, experiência, que pode ser um jantar, passeio ou workshop.
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